Desempenho em consciência fonológica e erros de escrita de crianças submetidas a diferentes métodos de alfabetização

Autores

  • Cassiane Maria Schafer Universidade de Passo Fundo
  • Larissa Fernanda Quitaiski Universidade de Passo Fundo
  • Vanessa Giacchini Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i2p318-329

Palavras-chave:

Aprendizagem, Alfabetização, Educação, Criança, Desenvolvimento da linguagem

Resumo

Objetivo: avaliar as habilidades de consciência fonológica e a escrita de crianças expostas a diferentes métodos de alfabetização. Métodos: a amostra foi composta por 29 crianças (9 alfabetizadas pelo Método Fônico e 20 alfabetizadas pelo Método Silábico), com idade entre 7:0 e 8:0 anos, sem equiparação de sexo. As crianças estavam matriculadas no 2º ano do Ensino Fundamental, cursaram as séries anteriores na mesma escola, não haviam realizado nenhuma intervenção fonoaudiológica e não possuíam alterações cognitivas, psicológicas ou emocionais detectáveis. Todas as crianças foram submetidas à avaliação da consciência fonológica por meio da Prova de Consciência Fonológica e à avaliação da escrita por meio do Roteiro de Observação Ortográfica. Os acertos e erros foram tabulados considerando as especificações de cada um dos testes. Posteriormente, os dados foram submetidos à análise estatística descritiva e teste de Mann Whitney. Resultados: Não houve diferença estatisticamente significante em nenhum dos aspectos analisados. Foi observado melhor desempenho das crianças do Grupo Silábico na maioria das tarefas do teste de Consciência Fonológica, exceto na prova de transposição fonêmica em que o Grupo Fônico foi melhor, e em rima que ambos os grupos apresentaram resultados iguais. Quanto aos resultados no Roteiro de Observação Ortográfica, os resultados foram similares entre os grupos. Conclusão: no presente estudo, o Grupo Silábico apresentou desempenho superior na maior parte das atividades de Consciência Fonológica, e uma menor média de erros ortográficos por criança na avaliação dos erros de escrita através do Roteiro de Observação Ortográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cassiane Maria Schafer, Universidade de Passo Fundo

Fonoaudióloga clínica.

Larissa Fernanda Quitaiski, Universidade de Passo Fundo

Fonoaudióloga clínica da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ijuí e de Jóia, Ijuí (RS), Brasil.

Vanessa Giacchini, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana, Professora do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal (RN), Brasil

Publicado

2017-06-29

Como Citar

Schafer, C. M., Quitaiski, L. F., & Giacchini, V. (2017). Desempenho em consciência fonológica e erros de escrita de crianças submetidas a diferentes métodos de alfabetização. Distúrbios Da Comunicação, 29(2), 318–329. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i2p318-329

Edição

Seção

Artigos