Análise dos anais de Congressos da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia por área temática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i2p319-328

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Indicadores de Produção Científica, Publicações de Divulgação Científica, Revisão, Brasil

Resumo

Objetivo: analisar as publicações científicas por área temática das últimas seis edições de Congressos da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Métodos: a busca foi realizada acessando o portal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e buscando os sites específicos das edições dos Congressos promovidos por essa entidade. Foram considerados os trabalhos nas categorias: pôsteres, concorrentes a prêmios, teses e dissertações. O critério de seleção estabelecido foi estudo publicado nas últimas seis edições e de exclusão trabalhos publicados parcialmente ou duplicados. Os dados foram extraídos utilizando-se tabela de contingência. As variáveis analisadas foram: ano, tipo de estudo, região e estado brasileiro, modalidade da instituição de ensino superior, sessões de apresentação do evento e áreas científicas do congresso. Foi realizada análise descritiva. Resultados: foram publicados 4.136 estudos. O ano de 2014 foi a edição com maior número de trabalhos publicados. A maior produção foi de trabalhos originais, sendo Linguagem a área com o maior número de publicações. A região Sudeste foi responsável pelo maior número de publicações, com destaque para o estado de São Paulo. As instituições públicas foram as mais presentes no evento. A sessão denominada Pôster evidenciou o maior número de publicações e houve crescimento na sessão de teses e dissertações. Conclusão: a produção científica das áreas temáticas no congresso evidenciou destaque no ano de 2014; quanto à temática, a área de Linguagem foi a de maior produção; os estudos originais, os mais desenvolvidos e apresentados na sessão Pôster, sendo produzidos em maior número por pesquisadores das regiões sudeste e nordeste do país.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Antonio Lucas Ferreira Feitosa, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL – Maceió (AL), Brasil.

 

Amanda Almeida de Menezes, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL – Maceió (AL), Brasil.

 

Nicolly Menezes Silva dos Santos, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL – Maceió (AL), Brasil.

 

Marciana da Costa Carlos, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL – Maceió (AL), Brasil.

 

Kaliane Silva de Souza, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL – Maceió (AL), Brasil.

 

Ariana Vitória dos Santos Teixeira, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL – Maceió (AL), Brasil.

 

Marisa Siqueira Brandão Canuto, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL – Maceió (AL), Brasil.

 

Publicado

2020-06-26

Como Citar

Feitosa, A. L. F., Menezes, A. A. de, Santos, N. M. S. dos, Carlos, M. da C., Souza, K. S. de, Teixeira, A. V. dos S., & Canuto, M. S. B. (2020). Análise dos anais de Congressos da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia por área temática. Distúrbios Da Comunicação, 32(2), 319–328. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i2p319-328

Edição

Seção

Artigos