Desempenho Lexical e diferenças regionais no vocabulário expressivo em crianças de 3 a 6 anos de uma creche-escola pública no nordeste

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i2p215-224

Palavras-chave:

Vocabulário, Testes de linguagem, Criança, Linguagem, Desenvolvimento da linguagem

Resumo

Objetivo: Descrever o desempenho lexical e caracterizar as diferenças regionais existentes no vocabulário de crianças de uma região do país que não dispõe de valores de referência para a prova de vocabulário. Métodos: O corpus desta pesquisa foi constituído por cem crianças entre 3 e 6 anos avaliadas por meio do Teste de Linguagem Infantil – Prova de Vocabulário. As avaliações foram gravadas e os dados foram transcritos ortograficamente. Foram aplicados os testes de Mann-Whitney para comparações entre os gêneros e Kruskal-Wallis para comparação entre as faixas etárias e turmas, o teste Anova one-way para comparação da Designação verbal usual entre as faixas etárias e o teste T – amostra única para comparações entre as médias de Designação verbal usual obtidas e o percentual esperado pelo teste, por fim, foi realizada a análise descritiva para os vocábulos. Resultados: Houve diferença significativa no desempenho das médias de Designação verbal usual e Processos de Substituição entre as turmas e faixas etárias. Dentre as categorias semânticas, vestuário e lugares apresentaram-se como mais propensas à variação. Animais foi considerada a melhor categoria. Dentre as categorias semânticas, lugares apresentou todos os vocábulos com desempenho de designação verbal usual abaixo. Conclusão: As crianças apresentaram desempenhos diferentes em função da faixa etária e turma escolar, porém semelhantes quanto ao gênero. Houve presença de um número elevado de variações lexicais, demonstrando a necessidade de testes que contemplem a diversidade sociolinguística e cultural existente no país.

  

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Biografia do Autor

Antonio Lucas Ferreira Feitosa, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL

  

Andresa Mayra da Silva Melo, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL

  

Maria Érika dos Santos de Araújo, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL

  

Gabriella Silvino dos Santos, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL

  

Thais Nobre Uchôa Souza, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL

  

Priscila Rufino da Silva Costa, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL

  

Publicado

2020-06-26

Como Citar

Feitosa, A. L. F., Melo, A. M. da S., Araújo, M. Érika dos S. de, Santos, G. S. dos, Souza, T. N. U., & Costa, P. R. da S. (2020). Desempenho Lexical e diferenças regionais no vocabulário expressivo em crianças de 3 a 6 anos de uma creche-escola pública no nordeste. Distúrbios Da Comunicação, 32(2), 215–224. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i2p215-224

Edição

Seção

Artigos