GeoGebra no Ensino da Matemática

uma análise a partir da revisão sistemática de literatura (2014 - 2023)

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/2358-4122.66616

Mots-clés :

Tecnologia Digital, Ensino da Matemática, Educação Básica, GeoGebra

Résumé

O propósito deste estudo é apresentar uma Revisão Sistemática da Literatura sobre o uso do GeoGebra no Ensino de Matemática. Para esta pesquisa bibliográfica foram consultados trabalhos publicados entre 2014 e 2023, obtidos de quatro repositórios digitais: Periódicos CAPES, Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, Unión e SciELO. O período de estudo aconteceu no segundo semestre de 2023, com o intuito de quantificar e analisar os estudos relacionados ao uso de tecnologias digitais no ensino de matemática, proporcionando uma revisão abrangente da área com a geometria. Os estudos examinados indicam que o uso do GeoGebra como recurso tecnológico para o ensino de matemática tem sido cada vez mais difundido no ambiente educacional, com uma variedade de abordagens e experiências no ensino da geometria.

Références

AMADO, N.; SANCHEZ, J.; PINTO, J. A Utilização do GeoGebra na Demonstração Matemática em Sala de Aula: o estudo da reta de Euler. Boletim de Educação Matemática, v. 29, n. 52, 2015. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8842. Acesso em: 25 mar. 2024.

ARAUJO JUNIOR, F. de P. S. de; TRINDADE, A. K. B. da; SANTOS, A. V. dos. Uma Proposta de Ensino de Geometria Plana com GeoGebra <br> A proposal of teaching of flat geometry with GeoGebra. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, v. 9, n. 3, p. 03–14, 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/45133. Acesso em: 25 mar. 2024.

BAIRRAL, M. A.; BARREIRA, J. C. F. Algumas particularidades de ambientes de geometria dinâmica na educação geométrica. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, v. 6, n. 2, p. 46–64, 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/35378. Acesso em: 28 mar. 2024.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução: Reto, L. A. São Paulo: Edições 70, 2016.

BARROSO, F. F. et al.. Formação de imagens na óptica geométrica por meio do método gráfico de Pierre Lucie. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 40, n. 2, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/745zkMdrRb4fPJvv99X9D9z/#. Acesso em: 28 mar. 2024.

BOALER, J. The Development of Disciplinary Relationships: Knowledge, Practice and Identity in Mathematics Classrooms. For the Learning of Mathematics, v. 22, n. 1, p. 42–47, 2002. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/40248383. Acesso em: 24 mar. 2024.

BORBA, M. de C. Potential scenarios for Internet use in the mathematics classroom. ZDM (Berlin. Print), v. 41, p. 453-465, 2009.

BORBA, M de C.; BALBINO JUNIOR, V. R. O ChatGPT e educação matemática. Revista Educação Matemática Pesquisa, v. 25, n. 3, 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CRUZ, M. P. M. da; HOLANDA FILHO, I. de O. Variação de Soluções na Geometria com a Utilização do GeoGebra. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, v. 8, n. 2, p. 078–101, 2019. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/ article/view/42972. Acesso em: 26 mar. 2024.

DILLON, J. T. A classificação das questões de pesquisa. Revisão de Pesquisa Educacional, v. 54, n. 3, p. 327-361, 1984. DOI: https://doi.org/10.3102/00346543054003327.

DRIJVERS, P.; SINCLAIR, N. The role of digital technologies in mathematics education: purposes and perspectives. ZDM Mathematics Education, 2023. DOI: https://doi.org/10.1007/s11858-023-01535-x.

FEITOSA, W. N.; PINTO, J. C. Software educativo para ensino e aprendizagem de Matemática e seus usos no Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 6, p. 437–452, 2023. Disponível em: https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/125. Acesso em: 29 abr. 2024.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Artmed editora, 2008.

FRANCO, V. S. Exploração de diversas Geometrias utilizando o GeoGebra. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, v. 12, n. 2, p. 165–193, 2023. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/63399. Acesso em: 28 mar. 2024.

GALVÃO, T. F.; PEREIRA, M. G. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 23, n. 1, 183-184, 2014.

GANETO, J. P. A. et al. GeoGebra no Estudo da Geometria no 2º ano do 2º ciclo do Ensino Básico de Escolaridade. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, v. 7, n. 2, p. 127–143, 2018. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/34876. Acesso em: 26 mar. 2024.

GEARY, D. C. Cognitive predictors of achievement growth in mathematics: A 5-year longitudinal study. Developmental Psychology, n. 47, v. 6, p. 1539–1552, 2011. DOI: https://doi.org/10.1037/a0025510.

GRAVINA, M. A.; CONTIERO, L. de O. Modelagem com o GeoGebra: uma possibilidade para a educação interdisciplinar? Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 9, n. 1, 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/21917. Acesso em: 19 fev. 2024.

HITT, F. Construction of mathematical knowledge using graphic calculators (CAS) in the mathematics classroom. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, n. 42, v. 6, p. 723–735, 2011.

HOHENWARTER, M.; HOHENWARTER, J.; KREIS, Y.; LAVICZA, Z. Teaching and Learning Calculus with Free Dynamic Mathematics Software GeoGebra. 11th International Congress on Mathematical Education (ICME 11), Monterrey, Mexico, 2008.

JACINTO, H.; CARREIRA, S. Diferentes Modos de Utilização do GeoGebra na Resolução de Problemas de Matemática para Além da Sala de Aula: evidências de fluência tecno-matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 31, n. 57, p. 266–288, jan. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/JkrFqNmD WwKqVLS75kXXhYr/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 25 mar. 2024.

KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 4ª Ed. Campinas: Editora Papirus, 2003. 157 p.

KLAWE, M. M. Supporting Women in Mathematics and Computer Science. In: BEERY, J. L.; GREENWALD, S. J.; KESSEL, C. (Eds). Fifty Years of Women in Mathematics. Association for Women in Mathematics Series, Springer: Cham, v. 28, 2022. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-82658-1_27.

KITCHENHAM, B. Diretrizes para realizar revisões sistemáticas de literatura em engenharia de software, versão 2.3, Relatório Técnico EBSE EBSE-2007-01, Keele University e University of Durham, 2007.

LEE, J. A.; VERLEYSEN, M. Quality assessment of dimensionality reduction: Rank-based criteria. Neurocomputing, v. 72, p. 7–9, 2009.

MAGNI, D. G. P.; LEÃO, M. F. Práticas Interdisciplinares entre a Matemática e Ciências: reflexões a partir da produção científica brasileira. Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 12, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16588. Acesso em: 18 abr. 2024.

NEMOTO, T.; BEGLAR, D. Developing Likert-scale questionnaires. In: SONDA, N.; KRAUSE, A. (Eds.). JALT2013 Conference Proceedings, Tokyo: JALT, 2014. Disponível em: https://jalt-publications.org/sites/default/files/pdf-article/jalt2013_001.pdf. Acesso em: 12 fev. 2024.

NÓS, R. L.; LAGO, R. C. Investigando teoremas de geometria plana com o GeoGebra <br> Investigating plane geometry theorems with GeoGebra. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, v. 9, n. 3, p. 15–29, 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/47972. Acesso em: 28 mar. 2024.

PERRENOUD, P. A prática reflexiva no oficio de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PEREIRA, M. da G. B. Contributos de um ambiente de geometria dinâmica (GeoGebra) e do geoplano na compreensão das propriedades e relações entre quadriláteros: um estudo com alunos do 4.º ano. 2012. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, 2012.

SANTIAGO, P. V. da S.; SANTANA, J. R. Proposta para o ensino de Geometria: sólidos no GeoGebra. Debates em Educação, v. 16, n. 38, 2024. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15862. Acesso em: 18 abr. 2024.

SILVA, C. O. da. Clube virtual de matemática: ensinando numa perspectiva baseada na educação para a paz. 2011. 75 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

SILVEIRA, A. P. R. O GeoGebra como ferramenta de apoio para aprendizagem significativa da Geometria. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, v. 7, n. 1, p. 07–30, 2018. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/34778. Acesso em: 28 mar. 2024.

SOUSA, J. F. de. Uso do Geogebra no ensino da Matemática. 2018. 156 p. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, Lajeado, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2482.

SOUSA, M. L. Geometria: o uso do GeoGebra como recurso de ensino e aprendizagem. 2023. 85 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Estadual do Maranhão, 2023.

ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Tradução: Lima, C. H. L. Porto Alegre: Artmed, 2010. 197 p.

ZÖCHBAUER, J.; HOHENWARTER, M.; LAVICZA, Z. Improving the GeoGebra Classroom tool to better accommodate online educational resource development based on the SAMR model. Twelfth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME12), Bozen-Bolzano: Italy, 2022. Disponível em: https://hal.science/hal-03753514/. Acesso em: 28 mar. 2024.

Téléchargements

Publiée

2025-12-27

Comment citer

Santiago, P. V. da S., & Santos, M. J. C. dos. (2025). GeoGebra no Ensino da Matemática: uma análise a partir da revisão sistemática de literatura (2014 - 2023). Ensino Da Matemática Em Debate, 12(3), 284–307. https://doi.org/10.23925/2358-4122.66616