Exploração de diversas Geometrias utilizando o GeoGebra
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i2p165-193Palavras-chave:
Geometrias, GeoGebra no Ensino, GeoGebra como motivação.Resumo
Este artigo apresenta o uso que fizemos do GeoGebra desde o dia em que a ele fomos apresentados. Como se observará, o maior uso foi no estudo das Geometrias, tanto a Euclidiana, como as não Euclidianas. Utilizamos o GeoGebra para conjecturarmos, conceituarmos, mostrarmos e demonstrarmos resultados relevantes das Geometrias. Aqui serão citados e comentados os trabalhos envolvendo as Geometrias Euclidianas e não Euclidianas que realizamos desde o ano de 2006 utilizando o GeoGebra. Para isso, dividiremos as seções em três diferentes maneiras para apresentá-los, a saber, na utilização de disciplinas da Licenciatura e Bacharelado em Matemática da Universidade Estadual de Maringá, nos minicursos, oficinas e palestras para professores da Rede Estadual de Ensino do Paraná e públicos diversosDownloads
Metrics
Referências
BARROSO, M. M. As apreensões em Geometria: um estudo com professores da Educação Básica acerca de Registros figurais. 250 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2015. Disponível em: http://www.pcm.uem.br/dissertacao-tese/211.
BARROSO, M. M.; FRANCO, V. S. Registros figurais em Geometria: influências na apreensão operatória e na pesquisa heurística de figuras. Perspectivas da Educação Matemática – UFMS – v. 7, n. 13, p. 123-137, 2014.
BARROSO, M. M.; FRANCO, V. S. Tratamentos Figurais e Mobilizações de Registros para a Resolução de Problemas de Geometria. REVEMAT. Florianópolis, v.10, n. 1, p. 61-75, 2015.
BARBOSA, F. A.; FRANCO, V. S. Usando tecnologia móveis em sala de aula. XII EPREM – Encontro Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, 04 a 06 de setembro de 2014. Disponível em: http://sbemparana.com.br/arquivos/anais/epremxii/ARQUIVOS/COMUNICACOES/CCAutor/CCA033.PDF.
BARBOSA, F. A.; FRANCO, V. S. A receptividade de professores e alunos ao uso de tecnologias móveis em sala de aula. Atas do XXVI Seminários de Investigação em Educação Matemática – SIEM. Disponível em: https://www.apm.pt/files/files/SIEM/Atas_SIEM/2015_Evora_ATAS_XXVI_SIEM.pdf
CIFUENTES, J. C.; FRANCO, V.S. O pensamento geométrico no ensino superior e o despertar da Imaginação. UNION – Revista Ibero-americana de Educação Matemática, n. 50, p. 09-28. Disponível em: https://union.fespm.es/index.php/UNION/article/view/414
GERÔNIMO, J. R.; FRANCO, V. S.; BARROS, Rui Marcos de Oliveira. Geometria Euclidiana Plana: Um estudo com Cabri-Géomètre. 1. ed. Maringá-PR: Editora da Universidade Estadual de Maringá, 2007. v. 1. 226p .
GERÔNIMO, J. R.; BARROS, R. M. de O.; FRANCO, V. S. Geometria Euclidiana Plana: um estudo com o software GeoGebra. Maringá́: Eduem, 2010. Download livre em: https://drive.google.com/file/d/1RTEEE7QccUXdZYQJl5zICXY3vDdFgJ6f/view
GERÔNIMO, J. R.; FRANCO, V. S. Geometria plana e espacial: um estudo axiomático. 2ª ed. Maringá: Eduem, 2010. Download livre em: https://drive.google.com/file/d/1gLQLYiqvKT0Qn6uxgzBb-jf3N-hH2l3d/view
LARINI, J.C; FRANCO, V.S. Desenho Geométrico Plano: técnicas historicamente elaboradas e potencializadas em ambientes informatizados. Cadernos PDE: 2012 – v.1. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2012/2012_uem_mat_artigo_joao_carlos_larini.pdf
LARINI, J.C; FRANCO, V.S. Utilizando o desenho geométrico e o GeoGebra para o ensino de geometria. Atas do XXVI Seminários de Investigação em Educação Matemática – SIEM. Disponível em: https://www.apm.pt/files/files/SIEM/Atas_SIEM/2015_Evora_ATAS_XXVI_SIEM.pdf
LOVIS, K. A. Geometria Euclidiana e Geometria Hiperbólica em um Ambiente de Geometria Dinâmica: o que pensam e o que sabem os professores 148 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2009. Disponível em: http://www.pcm.uem.br/dissertacao-tese/58.
LOVIS, K. A.; FRANCO, V. S.; BARROS, R.M.O. Dificuldades e obstáculos apresentados por um grupo de professores de Matemática no estudo da geometria hiperbólica. Zetetiké – FE/Unicamp – v. 22, n. 42, p.11-29 – jul/dez-2014.
LOVIS, K. A.; FRANCO, V. S. Geometria Hiperbólica: resistências e dificuldades em compreendê-la. XIII CIAEM-IACME, Recife, Brasil, 2011. Disponível em: https://xiii.ciaem-redumate.org/index.php/xiii_ciaem/xiii_ciaem/paper/viewFile/1040/150.
SANTOS, T. S. A inclusão das Geometrias não Euclidianas no currículo da Educação Básica. 138 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2009. Disponível em: http://www.pcm.uem.br/dissertacao-tese/70.
ZANELLA, I. A.; FRANCO, V. S.; CANAVARRO, A.P. Realizar construções geométricas com o GeoGebra: a contribuição do ambiente de geometria dinâmica para o futuro professor de Matemática. REPEM, Campo Mourão, PR, v.7, n.14, p.179-207, jul-dez. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista direito de primeira publicação do trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional license CC BY que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista.
A revista GeoGebra incentiva que seus autores cadastrem seus trabalhos em sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores tais como: Academia.edu; Mendeley; ResearchGate;etc.