Prorrogação do praza da chamada de artigos para compor o número temático: Como elaborar um modelo epistemológico de referência (MER) para o ensino de cálculo?

2023-11-24

O ensino de cálculo vem sendo investigado há décadas diante do alto índice de evasão e reprovação em todo o mundo. Nesse sentido, a educação matemática, em especial, a didática da matemática, apresenta aspectos epistemológicos sobre o saber que possibilitam destacar e compreender diversos fenômenos no ensino. Um desses aspectos é o modelo epistemológico de referência (MER), um sistema de referência relativo e provisório sobre um objeto para o pesquisador, para análise de todo o sistema educativo. Mas, é crucial questionar: Como teorizar a elaboração do MER e de que forma devo utilizar esse MER?

Este questionamento genérico pode ser desenvolvido retomando uma ou mais das seguintes perguntas, ou qualquer outra pergunta que os autores considerem relevante para o tema da chamada.

  • Quais ferramentas devem ser utilizadas para o desenvolvimento de modelos epistemológicos de referência?
  • Quais métodos devem ser adotados para a construção desses modelos?
  • Quais critérios devem ser utilizados para testar e avaliar o MER proposto?

Esta chamada está aberta a qualquer estrutura teórica utilizada na didática e pretende promover a possibilidade de confrontar diferentes teorizações de conhecimento. Neste espírito e na medida do possível, os autores também são encorajados a destacar as especificidades das teorizações de conhecimento que utilizam, em comparação com outras teorizações. Por que você escolheu uma teorização em vez de outra? Existem pontos de convergência/divergência entre diferentes teorizações?

Os autores também são convidados a dar substância ao seu desenvolvimento teórico, ilustrando-o com exemplos de sua escolha.

1.2 A revista Educação Matemática Pesquisa

O periódico Educação Matemática Pesquisa (EMP) é uma revista quadrimestral que, através de acesso livre e gratuito a seu conteúdo, busca apoiar e incentivar a democratização mundial do conhecimento. A EMP, cujo objetivo é proporcionar um espaço global de divulgação da pesquisa científica na área, há muitos anos vem contribuindo nesse sentido e, por isso, alcançou o reconhecimento internacional. Revista de excelência na área educacional, dissemina temas contemporâneos divulgados em “chamada de trabalhos” e “agendas de pesquisa” nacionais e internacionais. Além disso, sempre traz novas questões relevantes e interessantes para o desenvolvimento da área. Os trabalhos enviados devem abordar tópicos importantes que direta ou indiretamente auxiliem os educadores matemáticos, que, a propósito, constituem uma comunidade aberta a discussões de natureza plural, interdisciplinar e multidisciplinar. Para mais informações:

https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/about

1.3 Prazos e processo de avaliação

A participação nesta edição especial é aberta a pesquisadores da área e convidados.

O prazo final de envio de artigos é 15 de abril de 2024.

O processo de avaliação será realizado por avaliadores ad hoc e ou convidados. Há duas modalidades de avaliação, quer a proposição de artigo seja enviada diretamente à revista, quer seja de um convidado pelos organizadores. No caso de artigos inseridos no site da revista, a avaliação é cega e por avaliadores ad hoc. No segundo caso, de um autor convidado, a avaliação do artigo é feita por alguns autores convidados, de acordo com um princípio de “identidade aberta.”

O processo de avaliação visa, portanto, estabelecer um diálogo construtivo entre autores e avaliadores para refinar os textos e criar aberturas entre diferentes marcos teóricos sobre a questão do MER.

Uma ou mais revisões poderão ser necessárias, dependendo das circunstâncias. Em qualquer caso, o aceite e/ou primeira avaliação deve ser comunicada aos autores até 30 de maio de 2024. O prazo final de devolução do artigo e revisado será 31 de junho de 2024.

A edição é prevista para julho/agosto de 2024.

1.4 Convidados/Avaliadores participantes do Projeto Universal Os participantes do Projeto Universal/CNPq sobre a temática constam entre os convidados/avaliadores. São eles (as): ICHEC:  Pierre Job; UFMS: Sonia Burigato, Jose Luiz Magalhães, and Mustapha Rachid; PUC-SP: Sonia Igliori, Marcio Vieira de Almeida, and Ana Maria Velloso Nobre; USP: Vera Helena Giusti de Souza; UFSP: Rogério Ferreira da Fonseca and Fulvio Bianco Prevot; UFTPR (Londrina): André Luis Trevisan; ENSUP (Mali): Cheick Oumar Doumbia; UFPA: Saddo Ag Almouloud, José Carlos de Souza Pereira, and José Messildo Viana Nunes; USFS: Jany Goulart; UFBA: Luiz Márcio Santos Farias and Anderson Souza Neves

1.5 Elaboração de normas

 Conforme as normas e o template da revista, os artigos devem ser escritos em inglês ou francês. Os artigos aceitos escritos em francês deverão, obrigatoriamente, apresentar, além da versão original revisada, uma versão traduzida ao inglês.

As demais normas estão contidas no site da revista: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/about