A criação de um objeto de aprendizagem para resolver problemas de fenômenos físicos com taxas relacionadas

Autores

  • Júlio Paulo Cabral dos Reis PUCMinas
  • João Bosco Laudares PUC/MG
  • Dimas Filipe de Miranda PUC/MG

Palavras-chave:

Objeto de Aprendizagem, Ensino de Cálculo, Taxas de Variação Relacionadas, Problemas de Fenômenos Físicos.

Resumo

RESUMO

 

Este artigo traz resultados de uma Pesquisa do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da PUCMinas e de estudos do Grupo de Pesquisa em Informática e Metodologias no Ensino de Matemática - GRUPIMEM. Foi criado um Objeto de Aprendizagem – OA, a partir de Resolução de Problemas de Fenômenos Físicos com Taxas Relacionadas. O embasamento teórico se fez pelos parâmetros da Resolução de Problemas e da utilização das TICs, problematizando-se o ensino e aprendizagem de Cálculo. O OA foi estruturado contendo um conjunto de atividades que se constituíram por problemas de termodinâmica, variação da intensidade de corrente num circuito elétrico, onda circular, dilatação de um balão, entre outros. Neste artigo são apresentadas 4 (quatro) das atividades  do OA, realizadas  por alunos dos cursos  de  Licenciatura em Matemática e Engenharia da PUCMinas que já tinham cursado  a disciplina de Cálculo com o conteúdo de taxas relacionadas. Constatou-se que a manipulação do OA trouxe a dinâmica inerente aos fenômenos estudados, facilitando a compreensão conceitual da Taxa de Variação Relacionada, apesar dos estudantes já possuírem este conteúdo, mas sem o domínio do conceito. Esta observação se efetivou nos depoimentos dos estudantes na  aplicação do OA.

Palavras chave: Objeto de Aprendizagem; Ensino de Cálculo; Taxas de Variação Relacionadas.

ABSTRACT

This Article presents results of a Survey of the Professional Master's Degree in the Teaching of the Sciences and Mathematics PUCMinas and studies of the Research Group in Informatics and Methodologies in teaching of Mathematics - GRUPIMEM. It was created an Object of Learning - OA, from Resolution of Problems of Physical Phenomena with Related Rates. The theoretical basis is made by the parameters of the Resolution of Problems and with the use of ICTs, working with problem the teaching and learning of Calculation. The OA was structured containing a set of activities that have been constituted by problems of thermodynamics, variation in the intensity of current in an electrical circuit, circular wave, and dilatation of a balloon, among others. In this Article are presented 4 (four) OA activities, performed by students of graduate courses in Mathematics and Engineering from PUCMinas who had already attended the discipline of Calculation with the contents of related fees. It was noted that the handling of the OA, brought the dynamics inherent in the studied phenomena, facilitating the conceptual understanding of the rate of change related, despite the students have already had this content, but without the domain of the concept. This observation was made by the testimonials of students on the observation of the application of OA.

Keywords: Object of Apprenticeship; Teaching of Calculation; Connected Taxes of Variation.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

AMANTE, L., MORGADO, L. (2001). Metodologia de concepção e desenvolvimento de aplicações educativas: o caso dos materiais hipermedia. Discursos. Brasília, III série, n. especial, p.125-138.

ANTON, H., BIVENS, I., DAVIS, S. (2007). Cálculo. 8. ed.São Paulo: Artmed, 2007.

BARROS, R. M., MELONI, L. G. P. (2006) O processo de ensino e aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral por meio de Metáforas e Recursos Multimídia. In: Anais do XXXIVCongresso Brasileiro de Ensino de Engenharia. Passo Fundo, set. 2006.

BEHRENS, M. A., (2010) Projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. In: MORAN, J. M., MASSETO, M. T., BEHRENS, M. A. (Org.) Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas- (SP). Papirus, 17 ed. pp.67-132.

BIZELLI, M. H. S. S., FISCARELLI, S. H., BARROZO, S. (2010) Tecnologia digital aplicada no ensino e aprendizagem do cálculo diferencial e integral. Unifebe. 10 p.

BORBA, M. C., PENTEADO, M. G.(2001) Informática na Educação Matemática. Autêntica. Belo Horizonte. 2001.

DINIZ, M. I., SMOLE, K. S. (2001) Ler, escrever e resolver problemas. São Paulo: Ed. Artmed.

FROTA, M. C. R., COUY, L. (2007) Representação e Visualização no Estudo de Funções. In: Anais do IX Encontro Nacional de Educação Matemática, Belo Horizonte.

LACHINI, J. (2001) Subsídios para explicar o fracasso de alunos em cálculo. In: LAUDARES, J. B. LACHINI, J. (Org.). A prática educativa sob o olhar de professores de cálculo. Belo Horizonte, MG. Ed. Fumarc, p.146-190.

MACÊDO, L. N. et al. (2007) Desenvolvendo o Pensamento Proporcional com o uso de um Objeto de Aprendizagem. In: PRATA, C. L., NASCIMENTO, A. C. A. A. (Org.). Objetos de Aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico. Brasília: MEC, SEED, p.17-37.

MIRANDA, A. M. (2010) As tecnologias da informação no estudo de Cálculo na perspectiva da aprendizagem significativa. Ouro Preto. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Ouro Preto.

MORAN, J. M. (2010) Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, J. M., MASSETO, M. T., BEHRENS, M. A. (Org.). Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas (SP): Papirus, 17 ed. p.11-66.

NASCIMENTO, A. C. A. (2007) Objetos de aprendizagem: entre a promessa e a realidade. In: PRATA, C. L., NASCIMENTO, A. C. A. A. (Org.). Objetos de Aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico. Brasília: MEC, SEED, p.135-145.

NASSER, L., SOUSA, G. A., TORRACA, M. A. A. (2012). Transição do ensino médio para o ensino superior: como minimizar as dificuldades em cálculo? Petrópolis – Rio de Janeiro. V seminário internacional de pesquisa em educação matemática.

NUNES, C. A. A. (2004) Objetos de Aprendizagem em Ação. São Paulo.

POLYA, G. (1977) A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciências.

REIS, E. L. (2010) O processo de Construção de Objetos de Aprendizagem em Cálculo Diferencial e Integral durante uma Atividade de Design. Rio Claro.Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual Paulista.

REZENDE, W. M. (2007) O ensino de Cálculo: dificuldades de natureza epistemológica. In: MACHADO, N., CUNHA, M. (Org.) Linguagem, Conhecimento, Ação ensaios de epistemologia e didática. São Paulo. Escrituras.

RIVED, Padrões. Rede Interativa Virtual de Educação. Disponível em <http://rived.mec.gov.br/site_objeto_lis.php>. Acesso em 20 Jan. 2013.

SILVA, R. M. G. et al. (2007) Recursos informáticos projetados para o ensino de Ciências: bases epistemológicas implicadas na construção e desenvolvimento de objetos de aprendizagem. In: PRATA, C. L., NASCIMENTO, A. C. A. A. (Org.). Objetos de Aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico. Brasília: MEC, SEED, p.107 - 121.

Downloads

Publicado

2013-12-14

Como Citar

CABRAL DOS REIS, J. P.; LAUDARES, J. B.; MIRANDA, D. F. de. A criação de um objeto de aprendizagem para resolver problemas de fenômenos físicos com taxas relacionadas. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 15, n. 3, p. 750–774, 2013. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/16739. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos