A criação de um objeto de aprendizagem para resolver problemas de fenômenos físicos com taxas relacionadas
Mots-clés :
Objeto de Aprendizagem, Ensino de Cálculo, Taxas de Variação Relacionadas, Problemas de Fenômenos Físicos.Résumé
RESUMO
Este artigo traz resultados de uma Pesquisa do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da PUCMinas e de estudos do Grupo de Pesquisa em Informática e Metodologias no Ensino de Matemática - GRUPIMEM. Foi criado um Objeto de Aprendizagem – OA, a partir de Resolução de Problemas de Fenômenos Físicos com Taxas Relacionadas. O embasamento teórico se fez pelos parâmetros da Resolução de Problemas e da utilização das TICs, problematizando-se o ensino e aprendizagem de Cálculo. O OA foi estruturado contendo um conjunto de atividades que se constituíram por problemas de termodinâmica, variação da intensidade de corrente num circuito elétrico, onda circular, dilatação de um balão, entre outros. Neste artigo são apresentadas 4 (quatro) das atividades do OA, realizadas por alunos dos cursos de Licenciatura em Matemática e Engenharia da PUCMinas que já tinham cursado a disciplina de Cálculo com o conteúdo de taxas relacionadas. Constatou-se que a manipulação do OA trouxe a dinâmica inerente aos fenômenos estudados, facilitando a compreensão conceitual da Taxa de Variação Relacionada, apesar dos estudantes já possuírem este conteúdo, mas sem o domínio do conceito. Esta observação se efetivou nos depoimentos dos estudantes na aplicação do OA.
Palavras chave: Objeto de Aprendizagem; Ensino de Cálculo; Taxas de Variação Relacionadas.
ABSTRACT
This Article presents results of a Survey of the Professional Master's Degree in the Teaching of the Sciences and Mathematics PUCMinas and studies of the Research Group in Informatics and Methodologies in teaching of Mathematics - GRUPIMEM. It was created an Object of Learning - OA, from Resolution of Problems of Physical Phenomena with Related Rates. The theoretical basis is made by the parameters of the Resolution of Problems and with the use of ICTs, working with problem the teaching and learning of Calculation. The OA was structured containing a set of activities that have been constituted by problems of thermodynamics, variation in the intensity of current in an electrical circuit, circular wave, and dilatation of a balloon, among others. In this Article are presented 4 (four) OA activities, performed by students of graduate courses in Mathematics and Engineering from PUCMinas who had already attended the discipline of Calculation with the contents of related fees. It was noted that the handling of the OA, brought the dynamics inherent in the studied phenomena, facilitating the conceptual understanding of the rate of change related, despite the students have already had this content, but without the domain of the concept. This observation was made by the testimonials of students on the observation of the application of OA.
Keywords: Object of Apprenticeship; Teaching of Calculation; Connected Taxes of Variation.
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