Explorando conceitos de Otimização com professores da Educação Básica em um curso de formação continuada: possibilidades para um trabalho em sala de aula
Resumo
Resumo
Neste artigo são apresentados resultados de uma investigação que teve como propósito analisar a eficácia da metodologia de Resolução de Problemas para explorar conceitos de Otimização, a partir da realização de uma experiência de sala de aula com alunos de um curso de mestrado em Ensino de Matemática. Os dados foram coletados a partir das estratégias utilizadas pelos alunos nas soluções apresentadas por eles durante o desenvolvimento das atividades, dos registros dos questionamentos e discussões realizadas em sala de aula. Os resultados mostraram que os alunos apresentam dificuldades em analisar informações, fazer conjecturas, criar esquemas gráficos representativos das situações propostas e fazer generalizações. Os resultados evidenciaram, também, a importância de valorizar abordagens gráficas sobre o conteúdo e não somente uma abordagem algébrica.
Palavras-chave: Resolução de Problemas; Otimização; Ensino e aprendizagem de Matemática.
Abstract
This article presents results of a research aimed to examine the effectiveness of the Solving Problems methodology for exploring concepts of optimization, through the conduction of an experiment in a classroom with students of a master degree course in Mathematics Education. Data were collected from the strategies used by students in the solutions presented by them during the development of the activities, records of questionings and discussions conducted in the classroom. The results showed that students have difficulties in analyzing information, make conjectures, create graphical schemes representing the proposed situations and make generalizations. The results showed also the importance of valuing graphical approaches on the content and not just an algebraic approach.
Keywords: Problem Solving; Optimization; Mathematics teaching and learning.
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).