Análise do desempenho dos alunos em formação continuada sobre a interpretação gráfica das derivadas de uma função

Autores

  • Eleni Bisognin Centro Universitário Franciscano-UNIFRA
  • Vanilde Bisognin Centro Universitário Franciscano-UNIFRA

Palavras-chave:

Derivada de funções, Análise gráfica, Educação Matemática

Resumo

O conhecimento que os alunos adquirem sobre derivada depende, em grande parte, das diferentes representações e abordagens apresentadas pelos professores e como elas são relacionadas a fim de evidenciar seu significado. Neste artigo, são apresentados resultados de uma investigação realizada com alunos de um curso de mestrado em Ensino de Matemática, aos quais foi aplicado um teste com o objetivo de investigar suas dificuldades em analisar e interpretar as informações explicitadas nos gráficos das funções ou de suas derivadas primeira e segunda e relacioná-las. Os resultados mostram que os alunos apresentam dificuldades de obter informações a partir de uma análise gráfica e evidenciam, também, a importância de priorizar uma abordagem gráfica sobre este conteúdo ao invés de uma abordagem predominantemente analítica. Abstract The knowledge that students obtain on derivative depends in large part on the different approaches and representations made by teachers and how they are related in order to highlight its significance. This article presents results of an investigation conducted with students in a Master’s degree in Mathematics Teaching. A test was applied to the students in order to investigate their difficulties in analyzing and interpreting the information expressed in the graphs of functions or of their first and second derivatives and in relating them. The results show that the students have difficulties in obtaining information from a graphical analysis and also show the importance of prioritizing a graphical approach on the content rather than a predominantly analytical approach. Keywords: functions derivative; graphical analysis; Mathematics Education.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eleni Bisognin, Centro Universitário Franciscano-UNIFRA

Área de Ciências Tecnológicas

Vanilde Bisognin, Centro Universitário Franciscano-UNIFRA

Área de Ciências Tecnológicas

Downloads

Publicado

2011-11-23

Como Citar

BISOGNIN, E.; BISOGNIN, V. Análise do desempenho dos alunos em formação continuada sobre a interpretação gráfica das derivadas de uma função. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 13, n. 3, p. 509–526, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/7056. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos