A Etnomatemática e o Multiculturalismo no Ensino da Matemática.
Palavras-chave:
etnomatemática - ensino - aprendizagemResumo
Como a matemática do cotidiano pode contribuir para a aprendizagem dos conteúdos da matemática formal? Esta é a questão que norteia a pesquisa e a pergunta motivadora inicial deste trabalho. Como referencial teórico foi adotado o conceito de Etnomatemática e os pensamentos de Ubiratan D`Ambrósio, Paulo Freire, Dario Fiorentini, Terezinha Carraher, Paulus Gerdes, Gelsa Knijnik, dentre outros. A investigação foi submetida a uma abordagem qualitativa, na perspectiva da Pesquisa Participante, que permitiu a observação e a reflexão das práticas de professores de matemática de Ensino Fundamental que trabalharam esta área do conhecimento humano de forma multicultural, contextualizada, baseados na Etnomatemática. Considerou-se que o ensino da matemática vai muito além da transmissão dos conhecimentos formais e sistematizados, e que a Matemática está intrinsecamente relacionada à vida. Assim, a Pesquisa Participante possibilitou a constatação de que um trabalho orientado em perspectivas inovadoras, contextualizado e interdisciplinar, pode contribuir para melhorar o ensino e a aprendizagem da matemática. O que contribui também para abrir caminhos e reforçar a educação científica, permitindo aos alunos a expressão do prazer que sentem ao aprenderem conteúdos significativos para suas vidas.Metrics
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2010-03-19
Como Citar
MARTINS, T. A.; PEIXOTO FILHO, J. P. A Etnomatemática e o Multiculturalismo no Ensino da Matemática. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 11, n. 2, 2010. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/1855. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).