A Etnomatemática e o Multiculturalismo no Ensino da Matemática.

Autores/as

  • Tânia Alves Martins UNIVERSIDADE DE ITAÚNA
  • José Pereira Peixoto Filho

Palabras clave:

etnomatemática - ensino - aprendizagem

Resumen

Como a matemática do cotidiano pode contribuir para a aprendizagem dos conteúdos da matemática formal? Esta é a questão que norteia a pesquisa e a pergunta motivadora inicial deste trabalho. Como referencial teórico foi adotado o conceito de Etnomatemática e os pensamentos de Ubiratan D`Ambrósio, Paulo Freire, Dario Fiorentini, Terezinha Carraher, Paulus Gerdes, Gelsa Knijnik, dentre outros. A investigação foi submetida a uma abordagem qualitativa, na perspectiva da Pesquisa Participante, que permitiu a observação e a reflexão das práticas de professores de matemática de Ensino Fundamental que trabalharam esta área do conhecimento humano de forma multicultural, contextualizada, baseados na Etnomatemática. Considerou-se que o ensino da matemática vai muito além da transmissão dos conhecimentos formais e sistematizados, e que a Matemática está intrinsecamente relacionada à vida. Assim, a Pesquisa Participante possibilitou a constatação de que um trabalho orientado em perspectivas inovadoras, contextualizado e interdisciplinar, pode contribuir para melhorar o ensino e a aprendizagem da matemática. O que contribui também para abrir caminhos e reforçar a educação científica, permitindo aos alunos a expressão do prazer que sentem ao aprenderem conteúdos significativos para suas vidas.

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Publicado

2010-03-19

Cómo citar

MARTINS, T. A.; PEIXOTO FILHO, J. P. A Etnomatemática e o Multiculturalismo no Ensino da Matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 11, n. 2, 2010. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/1855. Acesso em: 16 ago. 2024.

Número

Sección

Artigos