Associando Pesquisa e Intervenção em uma Disciplina de Introdução ao Cálculo: um Estudo de Caso na UFRJ <br> Associating research and intervention in a discipline of calculus introduction: a case study at UFRJ
Palavras-chave:
Introdução ao Cálculo, Tecnologia da Informação e Comunicação, Resoluções de Problemas no Ensino Superior.Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo investigar uma proposta de intervenção em uma disciplina de Introdução ao Cálculo, que aconteceu concomitantemente com as aulas tradicionais de Cálculo I, em um curso de graduação da UFRJ. Neste estudo, buscou-se investigar como o uso da abordagem por resolução de problemas em um ambiente computacional pode contribuir para o enriquecimento das imagens de conceitos dos estudantes relativo às funções e inequações lineares. Os dados foram levantados segundo a metodologia estudo de caso. A análise final sugere que a visualização e a articulação das múltiplas representações proporcionadas por um ambiente em que as interações entre os participantes e as mídias foram constantes, podem enriquecer as imagens de conceito dos estudantes relativos aos conceitos supracitados.
Metrics
Referências
ALLEVATO, N. S. G. Associando o computador à resolução de problemas fechados: análise de uma experiência. (2005). Tese (Doutorado. em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.
ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. R (2009). Ensinando Matemática na Sala de Aula através da Resolução de Problemas. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, Ano XXXIII, n.55, p.1-19, jul./dez. Disponível em <http://www.ufrrj.br/SEER/index.php/gepem/article/view/54/87>. Acesso em: 03 jul. 2011.
ARCAVI, A.; HADAS, N. (2000) Computer mediated learning: An exemple of an approach. International Journal of Computers for Mathematical Learning, 5: 25-45.
BARUFI, M. C. B. (1999). A construção/negociação de significados no curso universitário inicial de Cálculo Diferencial e Integral. São Paulo. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.
BORBA, M. C.; VILLARREAL, E. M. (2005). Humans-with-Media and the Reorganization of Mathematical Thinking. New York: Springer.
BORTOLOSSI, H. J. (2010). Cálculo a Uma Variável: Diferenciando Problemas e Integrando Ações. In: V Encontro Estadual de Educação Matemática do Rio de Janeiro.
DOERING, C. I; NÁCUL, L. B. C.; DOERING, L. R. (2004). O programa Pró-Cálculo da UFRGS. In: CURY, H. N. (Org) Disciplinas matemáticas em cursos superiores: reflexões, relatos, propostas. Porto Alegre: EDIPUCRS. p. 201-223.
DUVAL, R. (2009). Registros de Representação Semióticas e Funcionamento Cognitivo da Compreensão em Matemática. In: Machadado, S. D. A. (Org) Aprendizagem em Matemática – Registros de Representação Semiótica, Campinas, Editora Papirus. p. 11-33.
GIRALDO, V. (2004). Descrições e conflitos computacionais: o caso da derivada. Tese (Doutorado em Ciências) – COPPE. Rio de Janeiro: UFRJ.
GOMES, G. H.; LOPES, C. M. C.; NIETO, S. S. (2005). Cálculo zero: uma experiência pedagógica com calouros nos cursos de engenharia. In: Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, 33, 2005, Campina Grande. Anais... Campina Grande: UFPB. CD-ROM.
LUZ, V. M. (2011). Introdução do Cálculo: Uma Proposta Associando Pesquisa e Intervenção. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
MACHADO, S. D. A. (2009) (Org). Aprendizagem em Matemática: Registros de Representação Semiótica. Campinas, S.P: Papirus.
NASCIMENTO, J. L. (2000). Uma Proposta metodológica para a disciplina de Cálculo I. VI Encontro de Educação em Engenharia, UFRJ. Disponível em: <http://www.dee.ufrj.br/VIIEEE/VIEEE/artigos/4/04.doc>. Acesso em: 3 set. 2010.
ONUCHIC, L. R. (1999). Ensino-aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A. V.(Org.). Pesquisa em Educação Matemática. São Paulo: Editora UNESP. cap. 12. p.199-220.
OLIMPIO JUNIOR, A. (2005). Compreensões de Conhecimentos de Cálculo Diferencial no primeiro ano de Matemática – Uma abordagem integrando oralidade, escrita e informática. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.
PAIXÃO, V. C. P. S. (2008). Mathlets: Possibilidades e Potencialidades para uma Abordagem Dinâmica e Questionadora no Ensino de Matemática. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
PEREIRA, V. M. C. (2009). Cálculo no Ensino Médio: Uma proposta para o problema da variabilidade. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
QUINTANEIRO, W. (2010). Representações e definições formais em trigonometria no ensino médio. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
REIS, F. da S. (2001). A Tensão entre o Rigor e Intuição no Ensino de Cálculo e Análise: A Visão de Professores-Pesquisadores e Autores de Livros Didáticos. Tese de Doutorado em Educação. Campinas: UNICAMP.
REZENDE, W. M. O Ensino de Cálculo: Dificuldades de Natureza Epistemológica. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.
SANTOS, A. R.; KUBRUSLY, R. S.; BIANCHINI, W. (2004). Mathlets: Applets Java para o Ensino de Matemática; Anais II HTEM; UERJ: Rio de Janeiro.
TALL, D.; VINNER, (1981). S. Concept image and concept definition in mathematics, with special reference to limits and continuity. Educational Studies in Mathematics, Dordrecht, vol. 3, n. 12. p. 151-169.
TALL, D. (1989). Concept Images, Generic Organizers, Computers, and Curriculum Change. For the Learning of Mathematics, p.37-42.
VILLARREAL, M. E. O pensamento matemático de estudantes universitários de Cálculo e tecnologias informáticas. (1999). 402f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).