ENSINO DE GEOMETRIA: uma experiência investigativa em uma aula de mestrado profissionalizante <br>Teaching of Geometry: an investigative experience in a classroom of professional master's degree

Autores

  • JOSÉ CARLOS PINTO LEIVAS Centro Universitário Franciscano de Santa Maria

Palavras-chave:

Ensino de Geometria. Visualização. Cabri 3D. Prismas.

Resumo

Resumo

O artigo apresenta uma pesquisa realizada com alunos de um mestrado profissionalizante em ensino de Matemática durante a realização de uma disciplina de Geometria com o objetivo de investigar como eles podem reconstruir conceitos de prisma a partir do uso do Cabri 3D. O investigador desenvolveu uma sequência de atividades, para explorar o problema de visualização de prismas com o uso de Geometria Dinâmica e os dados foram coletados a partir da observação e registros do investigador, bem como do encaminhamento das construções dos alunos por meio do correio eletrônico e pela postagem em um grupo fechado criado para a disciplina. A análise mostrou que os participantes, professores de diversos níveis de escolaridade, não possuíam o conceito de prisma pertinente. Conclui-se que o software Cabri 3D favoreceu o desenvolvimento de habilidades visuais de modo que o objetivo da investigação foi alcançado.

Palavras-chave: Ensino de Geometria. Visualização. Cabri 3D. Prismas.

 

Abstract

The article presents a survey realized with students of a professional master's degree in teaching mathematics during  a discipline of geometry in order to investigate how they can reconstruct concepts of prisms by the use  of the Cabri 3D. The researcher developed a sequence of activities, to explore the problem of visualization of prisms using Dynamic Geometry and the datas were collected from observation and records of the researcher as well as by the routing of constructions of students by means of electronic mail, also by posting in a closed group created for the discipline. The analysis showed that participants, teachers of various levels of education, did not have the concept of appropriate prism. We conclude that the Cabri 3D software favored the development of visual skills and the goal of the research was achieved.

Keywords: Teaching of Geometry. Visualization. Cabri 3D. Prisms.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

ALVES, J. M. (2004). Que Educação Queremos? In: Educação e Matemática: revista da associação de professores de matemática. n. 128, pp.3-5.

ARCAVI, A. .(1999). The role of visual representation in the learning of mathematics. In: NORTH AMERICAN CHAPTER OF THE PME, 1999. Proceedings… Disponível em: <http://www.clab.edc.uoc.gr/aestit/4th/PDF/26.pdf>. Acesso em: 30 set. 2008.

BRASIL. (2006). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Disponível em < http:// www.mec.gov.br>. Acesso em 01 ago. 2014.

BRASIL.(1998a). Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF.

BRASIL. (1998b) Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática/Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 148 P.

BRASIL. (2001). Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura. PARECER N.º: CNE/CES 1.302/2001. Publicado no Diário Oficial da União de 5/3/2002, Seção 1, p. 15.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. (2006). Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados.

LEIVAS, J. C. P. (2009). Imaginação, Intuição e Visualização: a riqueza de possibilidades da abordagem geométrica no currículo de cursos de licenciatura de matemática. 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2009, 294 p.

LEIVAS, J. C. P.; SOARES, M. T. C.. (2010). A função logarítmica obtida por simetria da função exponencial: explorando visualização. Unión (San Cristobal de La Laguna), v. 1, p. 93/23-106, 2010.

LEIVAS, J. C. P. ; SCHERER, S.. (2011). Construindo o conceito de alturas de triângulos com o Cabri-Géomètre II: verticalidade ou perpendicularidade?. Boletim GEPEM, v. .56, p. 133-133, 2011.

LEIVAS, J. C. P.. (2012). O Cabri 3D na resolução de um problema geométrico. Educação Matemática em Foco (UFPB), v. 1, p. 97-117, 2012.

LEIVAS, J. C. P.; MARIN, G. B.. (2013). O uso do Cabri 3D para desenvolver habilidade de visualização. Boletim GEPEM (Online), v. 63, p. 105-121, 2013.

LEIVAS, J. C. P.. (2013). Visualização ou ilusão ótica: o que dizem os mestrandos. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 3, p. 58-70, 2013.

SILVA, D.C. da; LEIVAS, J.C.P.. (2014). Habilidades visuais desenvolvidas em uma oficina inclusiva de geometria para cegos. Vidya (Santa Maria. Online), v. 34, p. 27-46, 2014.

MOISE, E. E.; DOWS, F. L. Jr. ( 1971). Geometria Moderna. parte II. São Paulo: Edgard Blucher.

NCTM. (2008). Princípios e normas para a matemática escolar. Lisboa: APM.

PIAGET, Jean; INHELDER, Bärbel. (1993). A representação do espaço na criança. Porto Alegre: Artes Médicas.

PONTE, João P. da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. (2005). Investigações matemáticas na sala de aula. 1 ed., Belo Horizonte: Autêntica.

WALLE, J. A. Van de. (2009). Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. 6. Ed. Porto Alegre: Artes Médicas.

Downloads

Publicado

2014-12-20

Como Citar

LEIVAS, J. C. P. ENSINO DE GEOMETRIA: uma experiência investigativa em uma aula de mestrado profissionalizante &lt;br&gt;Teaching of Geometry: an investigative experience in a classroom of professional master’s degree. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 16, n. 4, p. 1181–1199, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/22018. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos