REFLEXÕES E QUESTIONAMENTOS SOBRE PESQUISA EM EDUCAÇÃO ALGÉBRICA<br>REFLECTIONS AND QUESTIONS ABOUT RESEARCH IN ALGEBRAIC EDUCATION
Resumo
Resumo
Nesse estudo analisamos alguns aspectos sobre a pesquisa em Educação Algébrica, dentre eles a caracterização de álgebra e pensamento algébrico na educação básica, bem como de dificuldades na introdução e desenvolvimento de conteúdos relativos a essa subárea da matemática. Assim, apresentamos alguns questionamentos visando provocar reflexões sobre resultados de pesquisas e alguns desafios em Educação Algébrica na educação básica. Desse modo, apresentamos elementos para reflexão sobre características da álgebra e do pensamento algébrico, sobre possibilidades de abordagem introdutória da álgebra e também sobre perspectivas para pesquisas e para o desenvolvimento práticas pedagógicas de álgebra na educação básica.
Palavras Chave: Educação Algébrica; Pesquisa; Educação Básica
Abstract
In this study we analyze some aspects of research in Algebraic Education, including a characterization of algebra and algebraic thinking in basic education (up to 12th grade), as well as difficulties in the introduction and development of the content relating to this sub-area of mathematics. Questions are proposed in order to ignite reflections on research findings and challenges in Algebraic Education in basic education. We also propose elements for reflections on features of algebra and algebraic thinking; introductory algebra approaches, and perspectives for the research and teaching of algebra in basic education.
Keywords: Algebraic Education; Research; Basic Education
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).