Os conceitos de perpendicularidade e de paralelismo mobilizados em uma atividade com o uso do báculo (1636) de Petrus Ramus<br>The concept of perpendicularity and parallelism mobilized in an activity with the use of the baculum (1636) of Petrus Ramus
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i1p405-432Palavras-chave:
Báculo, Petrus Ramus, Ensino de geometria, História da matemática.Resumo
Neste artigo apresentamos alguns resultados preliminares de uma atividade que envolveu o uso de um instrumento denominado "báculo", descrito por Petrus Ramus (1515-1572) em sua obra intitulada Via regia ad geometriam – The Way of Geometry, que fora traduzida para o inglês e publicada por William Bedwell (1561-1632) em 1636, em Londres. A proposta aqui delineada teve por objetivo construir uma interface entre história e ensino, valorizando condicionantes manipulativos, com vistas a elencar algumas potencialidades didáticas do báculo de Ramus. Para tanto, foi proposta uma atividade que buscou explorar algumas propriedades geométricas deste instrumento de modo a mapear um conjunto de ações implicado no processo de medição. A atividade, que foi realizada com um grupo de professores em formação inicial e continuada, revelou ações que fazem reconhecer e ressignificar conceitos matemáticos bem elementares, em particular, os de paralelismo e de perpendicularidade.
In this article we present some initial results of an activity that covered the use of an instrument called "baculum", published by Petrus Ramus (1515-1572) in his work titled Via regia ad geometriam – The Way of Geometry, which was translated into English and published by William Bedwell (1561-1632) in 1636, in London. The proposal here outlined had as an objective to build an interface between history and teaching, valuing manipulative conditions, aiming to list some of the didactic potentialities of the baculum of Ramus. In order to do so, it was proposed an activity that seeks to explore some geometric properties of this instrument in order to map a set of actions involved in the measurement process. The activity, which was carried out with a group of teachers in initial and continuous formation, revealed actions that make recognizing and re-meaning very simple mathematical concepts, in particular those of parallelism and perpendicularity.
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