Modelo Praxeológico Institucional: o caso da álgebra linear<br>Institutional Praxeological Model: the case of linear algebra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i1p462-489

Palavras-chave:

Teoria Antropológica do Didático, Percurso de Estudo e Pesquisa, Álgebra Linear

Resumo

Esta pesquisa apresenta como objetivo instituir um Modelo Epistemológico de Referência sobre objetos da Álgebra Linear. A pesquisa esta voltada para o ensino médio com impacto direto na formação de professores, tornando-se um modelo epistemológico alternativo a partir do objeto sistemas lineares. Para alcançar tal objetivo lançamos mão do quadro teórico-metodológico da Teoria Antropológica do Didático e instituímos um Percurso de Estudo e Pesquisa, com alunos do curso de graduação em Matemática de uma instituição superior de Belém do Pará. A partir do estudo concluímos que o Modelo proposto se configurou como um Modelo Epistemológico de Referência para o ensino de Álgebra Linear no curso de Licenciatura em Matemática na referida Instituição.

This article aims to expose aspects of the constitution of a praxological reference model for the teaching of linear algebra. A research focused on higher education with direct impact on teacher education, becoming an alternative praxeological model from the study of objects of linear systems. To reach the initial objective launched in the theoretical-methodological framework of the Anthropological Theory of Didactics and Institutions, a Course of Study and Research, with undergraduate students in Mathematics from a public higher education institution. From the study concluded that the proposed model configured as a Practical Reference Model for Teaching Linear Algebra in the Mathematics Degree course in the institution.

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Biografia do Autor

Fernando Cardoso de Matos, Instituto Federal do Pará Universidade Federal do Pará Secretaria de Estado de Educação

Professor do Instituto Federal do Pará e da Secretaria de Estado de Educação do Pará, Especialisata em educação Matemática, Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubatá - SP e Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará.

Lider do grupo de Pesquisa Grupo Interdisciplinar para a Educação em Ciências e Matemática

José Carlos de Souza Pereira, SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2000), Pós-Graduação (Especialização em Educação Matemática) pela Universidade Federal do Pará (2009). Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2012). Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas pelo PPGECM/IEMCI/UFPA (2017).Tem experiência na área de Matemática, Educação Matemática, Educação Tecnológica e Didática da Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática, Formação Docente e Epistemologia Matemática.

José Messildo Viana Nunes, Universidade Federal do Pará

Graduado em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA 1998); com Aperfeiçoamento em Informática Educativa (UEPA, 1999); Especialização em Educação Matemática (UEPA, 2000); Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA, 2007) e Doutorado em Educação Matemática pala Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor da Universidade Federal do Pará, com experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática e Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Argumentação em Matemática, História da Matemática, Didática da Matemática, Aprendizagem Significativa e Formação de Professores das Séries Iniciais.

Renato Borges Guerra, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ IEMCI

Possui graduação em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal do Pará (1976), Mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1982) e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1987). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Pará. Faz parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas desde sua fundação em 2002 e do Programa de Pós-Graduação da Rede de Amazônica de Educação em Ciências e Matemáticas (REAMEC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: didática da matemática, formação de professores.

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Publicado

2020-01-31

Edição

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Artigos