Ensino de conceitos matemáticos para estudante com deficiência visual em situação de inclusão<br>Teaching mathematical concepts for a student with visual impairment in a situation of inclusion

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019vol21i3p250-271

Palavras-chave:

Ensino de Matemática. Deficiência Visual. Inclusão.

Resumo

Este artigo objetiva discutir uma proposta de ensino para a promoção do desenvolvimento do pensamento algébrico em uma turma em que havia uma estudante com deficiência visual inclusa. A pesquisa é de natureza aplicada, com abordagem qualitativa a fazer uso do estudo de caso como estratégia. Foi desenvolvida em uma turma do 80. ano do Ensino Fundamental, em um colégio público. Abordaram-se os conceitos matemáticos sobre Aritmética, Geometria e Álgebra, com inferências acerca de produtos notáveis. Constatou-se que a proposta de ensino, por meio de etapas de ensino estabelecidas por Galperin, adaptadas para as necessidades educacionais específicas da estudante com deficiência visual, permitiu que todos os estudantes da classe, com deficiência ou sem, apropriassem-se dos conceitos trabalhados.


The present article intends to discuss a teaching proposal that could promote the development of the algebraic thought in a class that had an inclusive visual impairment student. This is an applied research, with both qualitative and quantitative approach, that makes use of a case study as its strategy and that was carried out in an eight-grade class of the basic education, in a public school. The investigation discussed Mathematical concepts on Arithmetic, Geometry and Algebra, with inference to Notable Products. It was found out that the teaching proposal, through the educational stages established by Galperin, which were adapted to the special educational needs of the visually impaired student, allowed all students in class, the ones who had and the ones who did not have any visual impairment, to appropriate the taught concepts.

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Biografia do Autor

Lucia Virginia Mamcasz-Viginheski, Faculdade Guairaca Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais

Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1996). Especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1998). Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2013). Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2017). Docente do Colegiado de Matemática da Faculdade Guairacá. Docente da Escola Professora Julita, mantida pela Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Guarapuava-PR. Experiência profissional na área de Educação, Ensino Superior e Educação Básica, com ênfase em Educação Matemática e Educação Especial, área Deficiência Visual.

Sani de Carvalho Rutz da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1993), Mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná atuando nos cursos de Engenharia Eletrônica e Engenharia Mecânica com a disciplina de Cálculo. É professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia-PPGECT nos cursos: Mestrado Profissional e Doutorado acadêmico. Foi Coordenador do PPGECT de 2012 à 2014. Foi Coordenador da área do Projeto Ampliação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Projeto OBMEP de Oficina para Professores. Tem experiência na área de Matemática com ênfase em Ensino de Matemática: Educação Inclusiva, Uso de Tecnologias no ensino de Matemática. Participou com professores franceses, brasileiros do programa internacional para estudantes de mestrado PREFALC: França-Colômbia-Brasil (Projeto regional de cooperação França, América Latina e Caribe), destinado a fortalecer a cooperação acadêmica de Pesquisa e Extensão entre as universidades parceiras. Foi Membro do grupo de pesquisa M2Real (grupo de pesquisa sobre o papel e o lugar da matemática nas ciências de engenharia, a modelização e as ciências humanas e sociais, grupo baseado numa colaboração entre o INSA de Lyon (França) e outros estabelecimentos franceses,e instituições mexicanas, brasileiras e argentinas). Professor responsável externo do Projeto de Mestrado Interdisciplinar Multicultural em Inovação Educativa, Inovação Tecnológica e Gestão do conhecimento (México-BUAP/ INSA de Lyon-França). Editor Chefe da Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. Líder do Grupo de Pesquisa O Ensino e a Inclusão de Pessoas com Deficiência.

 

Elsa Midori Shimazaki, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Graduada em Letras Anglo-Portuguesas pela Universidade Estadual de Maringá e em Pedagogia pela Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari; Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas; Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. É professora Associada do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Faz parte do grupo de pesquisa Aprendizagem e Desenvolvimento Escolar e é líder do grupo de pesquisa Educação, Linguagem e Letramento. Atua nas áreas de Educação Especial; Educação Matemática, Leitura e Escrita, Alfabetização. Realizou estágio de pós-doutorado no Programa e Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá.

 

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Publicado

2019-12-20

Edição

Seção

Finalizada - Educação Algébrica