Formulações basilares e reflexões sobre a inserção da Matemática no currículo, visando a superação do binômio máquina e produtividade.

Autores

  • Celia Maria Carolino Pires PUC-SP

Palavras-chave:

currículos, mapas conceituais, redes de significados.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre a organização de currículos a partir da reunião de subsídios para a superação de concepções que imprimiram nela o caráter de montagem de tarefac a serem desenvolvidas cronologicamente, numa seqüência linear, sem considerar as finalidades da educação, a reconstrução de conhecimentos pelos alunos e sem as necessárias elaborações na transmissão de conhecimentos, considerando-se a amplitude do capital cultural disponível e as diferenças naturais entre gerações. Toma por base trabalhos de diferentes autores, em especial os de Bishop (1991) e Doll (1997), que apresentam princípios orientadores de currículos, fecundos e pertinentes e formulações como mapas conceituais e redes de significados, que podem ser usadas como ferramentas importantes para a realização desses princípios. Abstract The objective of this article is to introduce some reflections concerning organization of curriculums, as from the reunion of subsidies to overcome the binomial machine-productivity oriented conceptions, wich have led to attempts of printing, in the organization of curriculums, the character of “taskmounting” to be chronologically developed, in a linear seqüence, without considering the finalities of education, the student’s reconstruction of knowledge and without the necessary careful elaborations on the transmission of knowledges, regarding to the amplitude of cultural capital availability and to the natural disparities among generations. The article ascends to the works of different authors, specially of Bishop (1991) and Doll (1997), wich states some fecund and pertinent principles to guide the curriculums and also some proposals, like conceptual maps and nets of meanings wich can be used as important instruments to accomplish this principles. Key-words: curriculums; conceptual maps; nets of meanings.

Metrics

PDF views
1,455
Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202697
|

Downloads

Publicado

2011-01-02

Como Citar

PIRES, C. M. C. Formulações basilares e reflexões sobre a inserção da Matemática no currículo, visando a superação do binômio máquina e produtividade. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 6, n. 2, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/4688. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos