A formação dos invariantes do campo conceitual do Teorema de Pitágoras em uma experiência de ensino na escola básica<br>The invariants formation of the pythagorean theorem conceptual field in a teaching experience in basic school
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i2p220-251Palavras-chave:
Construção de conceitos, Triângulo retângulo, Teoria dos campos conceituais, Educação básica.Resumo
ResumoNo sentido de contribuir para o entendimento dos processos de conceitualização na Educação Básica, pretende-se nesse trabalho identificar quais elementos do campo conceitual do Teorema de Pitágoras estiveram presentes nos processos de ensino em uma experiência pedagógica e como as características destes indicam caminhos de aprendizagem. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa com traços de pesquisa participante. Com o referencial da Teoria dos Campos Conceituais, atividades de ensino foram elaboradas, monitoradas e investigadas valendo-se da Análise de Conteúdo. A análise mostrou os conceitos do campo conceitual e levantou considerações acerca da estrutura de rede dos conceitos, das várias ordens e relações intercomplementares entre sentido, conceito e representação no processo de conceitualização.
Palavras-chave: Construção de conceitos, Triângulo retângulo, Teoria dos campos Conceituais, Educação básica.
Abstract
In order to contribute to the understanding of the conceptualization processes in Basic Education, this work intends to identify which elements of the Pythagorean Theorem conceptual field were present in a pedagogical experience and how these characteristics indicate paths of learning. The research has a qualitative approach with features of participant research. With the Theory of Conceptual Fields reference, teaching activities were developed, applied, monitored and investigated using Content Analysis. The analysis showed the concepts of the conceptual field and raised considerations about the network structure of the concepts, also the various orders and intercomplementary relations between meaning, concept and representation in the conceptualization process.
Keywords: Concept construction, Rectangle triangle, Conceptual field theory, Basic education.Resumen
Con el fin de contribuir a la comprensión de los procesos de conceptualización en Educación Básica, este trabajo intenta identificar qué elementos del campo conceptual del Teorema de Pitágoras estuvieron presentes en los procesos de enseñanza en una experiencia pedagógica y cómo sus características indican caminos de aprendizaje. La investigación tiene un enfoque cualitativo con características de investigación participativa. Basado en la teoría de los campos conceptuales, las actividades de enseñanza se desarrollaron, monitorearon e investigaron utilizando el análisis de contenido. El análisis mostró los conceptos del campo conceptual y planteó consideraciones sobre la estructura de red de los conceptos, de los diversos órdenes y relaciones intercomplementarias entre significado, concepto y representación en el proceso de conceptualización.
Palabras clave: Construcción del concepto, Triángulo rectángulo, Teoría conceptual del campo, Educación básica.
Metrics
Referências
ALMOULOUD. S. A. e NUNES, J.M.V. O modelo de Toulmin e a análise da prática da argumentação em matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v.15, n.2, p. 487-512, 2013.
ALMOULOUD, S. A. e BASTIAN, I. V. O Teorema de Pitágoras: Uma Abordagem Enfatizando o Caráter Necessário e Suficiente. Educação Matemática em Revista – SBEM. Brasília (DF), n.14, ano 10. p.45-53, 2003.
ASSIS, A. N. Relações Trigonométricas no Triângulo-Retângulo: A construção do Conceito de seno, cosseno e tangente, como uma relação no ângulo agudo, por meio de material manipulativo. ENEM, 13, 2016, São Paulo, Brasil. Anais... São Paulo: BR, 2016, p.1- 12.
BARROS, A. L.S. e BELLEMAIN, P.M.B. Relações pessoais e relações institucionais com o teorema de Pitágoras. Educação Matemática Pesquisa. São Paulo (SP), v.20, n.3, p. 145-163, 2018.
BOAVIDA, A.M.R. A argumentação em Matemática: investigando o trabalho de duas professoras em contexto de colaboração. Dissertação de mestrado. Faculdade de Ciências da universidade de Lisboa, Departamento de Educação, 2005.
BOVO, A.A.; BARBOSA, L.A. L.; DONÁ, E.G. e MOREIRA, L.A. Descomplicando o Teorema de Pitágoras. Educação Matemática em Revista – SBEM. Brasília (DF), n. 36 p.22-30, 2012.
BRITO, A.C.S. e COSTA, M.LC. Explorando o Teorema de Pitágoras com Geogebra. Educação Matemática em Revista. Brasília, DF, no. 26, Março 2009, p.26 - 32.
CAMPOS, M.M.C. Pesquisa participante: possibilidades para o estudo da escola. Cadernos de Pesquisas: FCC. São Paulo, v. 49, p. 63-66. maio 1984.
D’AMBRÓSIO, B. Formação de professores de matemática para o século XXI: o grande desafio. Proposições, v. 4, no. 1[10]. 1993. p.35 – 41.
DIAS, N.M. e DALCIN, A. Uma proposta didática para o estudo do triângulo retângulo e do Teorema de Pitágoras. 2015. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso. Três Passos, RS, 2015.
GERDES, P. De quantas maneiras é que se pode demonstrar o Teorema de Pitágoras? BOLEMA-Boletim de Educação Matemática. Rio Claro, (SP). v.3, n. 5, p. 1-9, 1988.
JAHN, A. P. e BONGIOVANNI, V. O Teorema de Pitágoras segundo a dialética ferramenta-objeto. REVEMAT - Revista Eletrônica de Educação Matemática. Florianópolis, (SC), v. 3, n.1, p.78-83, UFSC: 2008.
LAMAS, R.C.P. e CORREIA, J.M. O Teorema de Pitágoras e as relações métricas no triângulo retângulo com material emborrachado. Núcleos de Ensino da Unesp, São José do Rio Preto (SP) p.815 – 825, 2006.
MOREIRA, M. A.. A teoria dos campos conceituais de Vergnaud, o ensino de ciências e a pesquisa nesta área. Investigações em Ensino de Ciências – V7(1), pp. 7-29, 2002.
OLFOS, R.; GUZMÁN, I. e ESTRELA, S. Gestión Didáctica en Clases y su Relación con las Decisiones del Profesor: el caso del Teorema de Pitágoras en séptimo grado. BOLEMA-Boletim de Educação Matemática. Rio Claro,(SP). v. 28, n. 48, p. 341-359, abr. 2014.
PEREIRA, A.B.; MUNHOZ, A.V. e QUARTIERI, M.T. Atividades investigativas: possibilidade de ensino de conceitos trigonométricos no triângulo retângulo na Licenciatura em Matemática. REVEMAT - Revista Eletrônica de Educação Matemática. Florianópolis (SC), v.11, n. 1, p. 131-147, 2016.
PLAISANCE, E. e VERGNAUD, G. As ciências da educação. São Paulo: Edições Loyola, 2003.
SANTOS, P.R. e SANTOS, C.A.B. Estudo sobre a trigonometria no triângulo retângulo na perspectiva da Teoria dos Campos conceituais. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, ENEM, 13, 2016, São Paulo, Brasil. Anais... São Paulo: BR, 2016, p.1- 12.
VARGAS, E. T.. Geometria Dinâmica para estudo das relações métricas no triângulo retângulo. REVEMAT - Revista Eletrônica de Educação Matemática. Florianópolis (SC), v. 08, Ed. Especial (dez.), p. 266-277, 2013.
VERGNAUD, G.; MOREIRA, M.A.; GROSSI, E.P. (org). O que é aprender? O iceberg da conceitualização. Teoria dos campos conceituais. Porto Alegre: GEEMPA, 2017.
VERGNAUD, G. Conceitualização e Simbolização. In: III Colóquio Internacional sobre a Teoria dos Campos Conceituais. Anais ... Brasília, DF: Universidade Católica de Brasília, 2018, p. 1-139.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).