O movimento e suas implicações na aprendizagem de Matemática: um olhar fenomenológico<br>Moviment and its implications in learning mathematics: a phenomenological look

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i1p324-354

Palavras-chave:

Movimento, Fenomenologia, Educação Matemática.

Resumo

Resumo

Este estudo foca o movimento como fenômeno de pesquisa, explicitando-o a partir de diferentes perspectivas teóricas, quais sejam: a física, a matemática e a fenomenologia, porém, assumindo a terceira para efetuar a análise. Mediante estudo no âmbito dessas áreas e análise de uma atividade desenvolvida em ambiente de Geometria Dinâmica, o objetivo da investigação é apresentar compreensões sobre como a percepção do movimento pode direcionar o pensar e contribuir com a aprendizagem de matemática. Para tanto, realizamos um estudo qualitativo de cunho bibliográfico, que forneceu compreensões que uma vez articuladas com a análise da atividade, permitiram ao estudo o entendimento de que o movimento é correlato a um sujeito que se move, movendo, e o permite conhecer as implicações desse ato materializando-se em seu mundo circundante e em seu corpo, que é o ponto zero do movimento e das percepções que realiza. Assim, o aprender dá-se na unidade movimento-percepção-conhecimento.

Palavras-chave: Movimento, Fenomenologia, Educação matemática.

Abstract

This study focuses on the movement as a research phenomenon, explaining it from different theoretical perspectives, namely: physics, mathematics, and phenomenology, however, assuming the third one to carry out the analysis. Through study in the scope of these areas and analysis of an activity developed in a dynamic geometry environment, this study aims to present understandings about how the perception of movement can direct thinking and contribute to the learning of mathematics. To this end, a qualitative study of a bibliographic nature is carried out, providing understandings that, once articulated with the analysis of the activity, allowed the study to recognize that the movement is correlated to a subject who moves, moving, and allows it to know the implications of this act materialising in his surrounding world and also in their body, which is the base of the movement and the perceptions it realises. Thus, learning occurs in the movement-perception-knowledge unit.

Keywords: Movement, Phenomenology, Mathematical Education.

Resumen

Este estudio enfoca el movimiento como fenómeno a ser investigado, explicándolo a partir de diferentes perspectivas teóricas, sean: la física, la matemática y la fenomenología, sin embargo, asumiremos la tercera para efectuar nuestro análisis. El objetivo es, mediante el estudio en el ámbito de esas areas y el análisis de una actividad desarrollada en el ambiente de la geometría dinámica, presentar cómo la comprensión de la percepción del movimiento pode direccionar el pensamiento y contribuir al aprendizaje de la matemática. Para ese objetivo, se realiza un estudio cualitativo de carácter bibliográfico, que ofreció comprensiones que una vez articuladas con el análisis de la actividad, permitieron al estudio la comprensión de que el movimiento está relacionado a un sujeto que se mueve, moviéndose, y le permite conocer las implicaciones de ese acto materializándose en su mundo circundante y también en su cuerpo, el cual es el punto cero del movimiento y de las percepciones que realiza. Así, el aprendizaje se da en la unidad movimiento-percepción-conocimiento.

Palabras clave: Movimiento, Fenomenología, Educación matemática.

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Biografia do Autor

José Milton Lopes Pinheiro, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista(UNESP), campus Rio Claro/SP (2018). Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2013). Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG (2011). Professor Adjunto na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Cesar Osvaldo Vásquez Flores, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Possui graduação em Física - Universidad Nacional del Callao (2005), mestrado em Física pela Universidade Federal do ABC (2009) e doutorado em Física pela Universidade Federal do ABC (2013). Pós-Doutorado: UFABC (2014 - 2016); UFABC (2017 - 2017); UFMA (2017 - 2018). Atualmente é professor de física na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

Giovana Alves, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Possui graduação em Matemática (Bacharelado) pela Universidade Estadual de Londrina (2011), mestrado e doutorado em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2014) e (2017), respectivamente, e pós doutorado na Université du Littoral Côte d'Opale (2017). Professora adjunta da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Caleb da Silva Araujo Campelo, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Mestrando em Matemática Aplicada e Computacional - Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Especialista em Matemática e Estatística pela Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin (FTED). Graduado em Matemática pelo Centro de Estudos Superiores de Balsas (CESBA) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Professor efetivo na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

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Publicado

2021-04-11

Como Citar

PINHEIRO, J. M. L.; FLORES, C. O. V.; ALVES, G.; CAMPELO, C. da S. A. O movimento e suas implicações na aprendizagem de Matemática: um olhar fenomenológico&lt;br&gt;Moviment and its implications in learning mathematics: a phenomenological look. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 324–354, 2021. DOI: 10.23925/1983-3156.2021v23i1p324-354. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/48751. Acesso em: 22 dez. 2024.