O movimento e suas implicações na aprendizagem de Matemática: um olhar fenomenológico<br>Moviment and its implications in learning mathematics: a phenomenological look
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i1p324-354Palabras clave:
Movimento, Fenomenologia, Educação Matemática.Resumen
ResumoEste estudo foca o movimento como fenômeno de pesquisa, explicitando-o a partir de diferentes perspectivas teóricas, quais sejam: a física, a matemática e a fenomenologia, porém, assumindo a terceira para efetuar a análise. Mediante estudo no âmbito dessas áreas e análise de uma atividade desenvolvida em ambiente de Geometria Dinâmica, o objetivo da investigação é apresentar compreensões sobre como a percepção do movimento pode direcionar o pensar e contribuir com a aprendizagem de matemática. Para tanto, realizamos um estudo qualitativo de cunho bibliográfico, que forneceu compreensões que uma vez articuladas com a análise da atividade, permitiram ao estudo o entendimento de que o movimento é correlato a um sujeito que se move, movendo, e o permite conhecer as implicações desse ato materializando-se em seu mundo circundante e em seu corpo, que é o ponto zero do movimento e das percepções que realiza. Assim, o aprender dá-se na unidade movimento-percepção-conhecimento.
Palavras-chave: Movimento, Fenomenologia, Educação matemática.
AbstractThis study focuses on the movement as a research phenomenon, explaining it from different theoretical perspectives, namely: physics, mathematics, and phenomenology, however, assuming the third one to carry out the analysis. Through study in the scope of these areas and analysis of an activity developed in a dynamic geometry environment, this study aims to present understandings about how the perception of movement can direct thinking and contribute to the learning of mathematics. To this end, a qualitative study of a bibliographic nature is carried out, providing understandings that, once articulated with the analysis of the activity, allowed the study to recognize that the movement is correlated to a subject who moves, moving, and allows it to know the implications of this act materialising in his surrounding world and also in their body, which is the base of the movement and the perceptions it realises. Thus, learning occurs in the movement-perception-knowledge unit.
Keywords: Movement, Phenomenology, Mathematical Education.
Resumen
Este estudio enfoca el movimiento como fenómeno a ser investigado, explicándolo a partir de diferentes perspectivas teóricas, sean: la física, la matemática y la fenomenología, sin embargo, asumiremos la tercera para efectuar nuestro análisis. El objetivo es, mediante el estudio en el ámbito de esas areas y el análisis de una actividad desarrollada en el ambiente de la geometría dinámica, presentar cómo la comprensión de la percepción del movimiento pode direccionar el pensamiento y contribuir al aprendizaje de la matemática. Para ese objetivo, se realiza un estudio cualitativo de carácter bibliográfico, que ofreció comprensiones que una vez articuladas con el análisis de la actividad, permitieron al estudio la comprensión de que el movimiento está relacionado a un sujeto que se mueve, moviéndose, y le permite conocer las implicaciones de ese acto materializándose en su mundo circundante y también en su cuerpo, el cual es el punto cero del movimiento y de las percepciones que realiza. Así, el aprendizaje se da en la unidad movimiento-percepción-conocimiento.
Palabras clave: Movimiento, Fenomenología, Educación matemática.
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