Dos Lugares-Mundo às Matemáticas-Mundo: o Lugar-Saber-Matemática-Mundo do Seu João<br>From World-Places to the Mathematic-Worlds: Mr João and his Kowledge-Place-Mathematic-World

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https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i1p391-419

Resumo

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O presente artigo tem por objetivo traçar um paralelo entre os conceitos de etnomatemática e de lugar, buscando estabelecer relações entre tais conceitos que determinam e influenciam diretamente na forma de ser e de se fazer matemática, de acordo com o lugar geográfico em que se está. Para tanto, conversamos com um agricultor sobre suas práticas no campo e suas formas de lidar matematicamente com elas. A análise empreendida dá visibilidade às matemáticas-mundo em seus lugares-mundo, evidenciando similaridades e diferenças entre os diferentes lugares. Ainda, ao olharmos para as práticas dos sujeitos do campo e entendê-las a partir de suas formas de lidar matematicamente com o mundo, evidenciamos a existência de diferentes racionalidades matemáticas, que estão intrinsecamente ligadas à cultura, história, raça, etnia, economia, diversidade e heterogeneidade de cada povo. Além disso, constatamos que os lugares-mundo possuem entrelaçamentos com outros lugares-mundo.

Palavras-chave: Lugar, Território, Educação do campo, Etnomatemática.

Abstract

This article aims to draw a comparison between the concepts of ethnomathematics and of place, seeking to establish a relationship between those concepts which directly influence the way of being and of making mathematics, according to the geographical place where one is inserted.  For such, we talked to a farmer about his practices in the fields and about the mathematical way he deals with them. The analysis undertaken gives visibility to the world-mathematics in their world-places, giving evidence to similarities and differences between different places. Also, when we look at the practices carried out by individuals who live and work in rural areas and understand them from the way they deal with the world, mathematically speaking, we make the different mathematical rationalities evident, and the fact that they are intrinsically linked to culture history, race, ethnicity, economy, diversity and the heterogeneity of each people. Besides, we find that the world-places are intertwined with other world-places.

Keywords: Place, Territory, Field education, Ethnomathematics.

Resumen

El presente artículo tiene como propósito realizar una comparación entre los conceptos de etnomatemática y de lugar, buscando establecer una relación entre aquellos conceptos que influyen directamente en la forma de ser y de hacer matemática, según el lugar geográfico donde uno se inserte. Para ello, hablamos con un agricultor sobre sus prácticas en el campo y sobre la forma matemática que las maneja. El análisis realizado da visibilidad a las matemáticas-mundo en sus lugares-mundo, poniendo de manifiesto las similitudes y diferencias entre diferentes lugares. Asimismo, cuando miramos las prácticas que realizan los individuos del país y las entendemos desde su forma de lidiar con el mundo, matemáticamente hablando, revelamos las diferentes racionalidades matemáticas, y el hecho de que están intrínsecamente ligadas a la historia de la cultura, raza, etnia, economía, diversidad y heterogeneidad de cada pueblo. Además, encontramos que los lugares-mundo están entrelazados con otros lugares-mundo.

Palabras clave: Lugar, Territorio, Educación del campo, Etnomatemática.

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Biografia do Autor

Maria Carolina Machado Magnus, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação. Mestre em Educação Científica e Tecnológica. Professora do departamento de Educação do Campo na Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2021-04-11

Como Citar

MAGNUS, M. C. M.; SILVA, S. D. M. da. Dos Lugares-Mundo às Matemáticas-Mundo: o Lugar-Saber-Matemática-Mundo do Seu João&lt;br&gt;From World-Places to the Mathematic-Worlds: Mr João and his Kowledge-Place-Mathematic-World. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 391–419, 2021. DOI: 10.23925/1983-3156.2021v23i1p391-419. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/50818. Acesso em: 22 nov. 2024.