Relação família-escola e educação matemática: um estudo etnomatemático em uma classe multisseriada do RS
Family-school relationship and mathematics education: a study ethnomathematical in a class multisseriate of RS

Débora de Lima Velho Junges

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar alguns dos resultados de uma investigação que procurou discutir a relação família-escola no que diz respeito à educação matemática, mais especificamente, essa relação em escola do campo multisseriada localizada no município de Novo Hamburgo, da região do Vale do Rio dos Sinos (RS). O material de pesquisa consiste em entrevistas realizadas com sete famílias vinculadas a escola multisseriada. Os principais resultados da investigação apontam que o auxílio ao dever de casa era considerado pelas famílias como uma das principais vias para sua participação em questões educacionais, e foi possível identificar semelhanças de família entre os jogos de linguagem matemáticos praticados pela forma de vida escolar e aqueles praticados pelas famílias quando auxiliavam seus filhos nos deveres de casa de Matemática.

 

Abstract

 

 

This article aims to present some of the results of an investigation that sought to discuss the family-school relationship with regard to mathematics education, more specifically, the ratio on a multisseriate school of field located in the town of Novo Hamburgo of the region of Vale do Rio dos Sinos (RS). The research material consists of interviews with seven families linked to school multisseriate. The main research findings indicate that the homework was regarded by families as a major route for their participation in educational matters, and it was possible to identify family resemblances between the mathematical language games practiced by way of school life and those practiced by the families when they helped their children with their math homework.


Palavras-chave


relação família-escola; etnomatemática; dever de casa

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