Análise de documentos curriculares de Matemática inspirada na ética discursiva de Jürgen Habermas<br>Analysis of Mathematics curriculum documents inspired by the discursive ethics of Jürgen Habermas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i3p512-537

Palavras-chave:

Ética Discursiva, Habermas, Currículo de Matemática, Análise do Discurso.

Resumo

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma proposta de análise do discurso presente em documentos curriculares, pautando-se na Ética Discursiva de Jürgen Habermas. Para tanto, apresentamos uma explanação sobre documentos curriculares, bem como discutimos o conceito de Ética Discursiva habermasiana e ilustramos a proposta com a análise de excertos da Base Nacional Comum Curricular para Formação de Professores (BNC-Formação).

Palavras-chave: Teoria do Agir Comunicativo, Currículo de Matemática, Análise do Discurso.

Abstract

This article aims to present a proposal for discourse analysis present in curricular documents, based on the Discursive Ethics of Jürgen Habermas. To this end, we present an explanation of curriculum documents, as well as discuss the concept of Habermasian Discursive Ethics and illustrate the proposal with the analysis of excerpts from the Common National Curriculum for Teacher Education (BNC-Formação).

Keywords: Theory of Communicative Action, Curriculum of Mathematics, Discourse Analysis.

Resumen

Este artículo tiene como objetivo presentar una propuesta de análisis del discurso presente en documentos curriculares, basada en la Ética Discursiva de Jürgen Habermas. Para ello, presentamos una explicación de los documentos curriculares, además de discutir el concepto de Ética Discursiva Habermasiana e ilustrar la propuesta con el análisis de extractos del Currículo Nacional Común para la Formación Docente (BNC-Formação).

Palabras clave: Teoría de la Acción Comunicativa; Curriculum de Matemáticas, Análisis del Discurso.

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Biografia do Autor

Flavio Augusto Leite Taveira, Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Ilha Solteira

Licenciando em Matemática pela Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (Feis) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Além de realizar atividades de pesquisa (iniciação científica), também compõe o Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação (Gepac) da Feis/Unesp. Atua como membro do Núcleo de Apoio e Discussão de Gênero e Sexualidade (Nugens) da Unesp. Foi Bolsista Pibic/CNPq e Bolsista da Capes no âmbito do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI - Portugal), realizando Graduação Sanduíche junto à Escola de Ciências da Universidade do Minho (UMinho) em Braga, Portugal. Seus estudos e reflexões permeiam a área de Educação Matemática com ênfase em Organização e Desenvolvimento Curricular e Teoria Crítica (vertente habermasiana). 

Deise Aparecida Peralta, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutora em Educação para a Ciência e Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Bauru. Graduada em Matemática pela Unesp, campus de São José do Rio Preto. Atua como Professora Assistente na Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (Unesp), lotada junto ao Departamento de Matemática. Docente Permanente do Programa Interunidades de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos (PPG-EPF/Unesp, campi São José do Rio Preto, Ilha Solteira e Jaboticabal). Lidera o Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação (Gepac/Unesp). Tem atuado em atividades de pesquisa e orientação, com ênfase em Desenvolvimento Curricular e Teoria Crítica (principalmente a vertente Habermasiana), relacionadas aos seguintes temas: Processos Formativos, Reformas Curriculares, Avaliação e Robótica Educacional. Bolsista Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq - Nível 2.

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Publicado

2021-01-09

Edição

Seção

Finalizada - Número temático 2020 - Metodologia de Pesquisa em Educação Matemática: rumos e perspectivas