Problematizando a emergência da modelagem matemática na educação matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i1p25-46

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Realidade, Aprendizagem, Ensino, Emergência

Resumo

O presente artigo tem por objetivo problematizar as condições de possibilidade para que o discurso da Modelagem Matemática emergisse na Educação Matemática brasileira. Para isso, lançamos mão de aportes teórico-metodológicos vinculados às teorizações do filósofo Michel Foucault. O material analítico abrange teses e dissertações defendidas no Brasil no período entre os anos de 1976 e 1999, as quais tematizaram a Modelagem Matemática na Educação Matemática. A análise desses estudos evidenciou que a emergência do discurso da Modelagem ocorre em meio a uma crise no ensino de Matemática. Essa crise foi problematizada, no presente artigo, a partir do seguinte enunciado: “a matemática é distante da realidade”. Pudemos concluir que, o Movimento da Matemática Moderna possibilitou a emergência da Modelagem Matemática na Educação Matemática. Pois, ela proporcionaria um trabalho interdisciplinar – minimizando o distanciamento entre a Matemática e a realidade – e, logo, traria significado para o ensino e a aprendizagem de Matemática – amenizando as dificuldades dos alunos pela sua aprendizagem.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Carolina Machado Magnus, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Educação Científica e Tecnológica. Professora substituta do departamento de metodologia da Universidade Federal de Santa Catarina

Ademir Donizeti Caldeira, Universidade Federal de São Carlos

Doutorado em Educação

Claudia Glavam Duarte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorado em Educação

Referências

Albuquerque Júnior, D. M. (2008). Michel Foucault e a Mona Lisa ou como escrever a história com um sorriso nos lábios. In: RAGO, Margarete; VEIGA-NETO, Alfredo. (orgs). Figuras de Foucault. 2 ed.. Belo Horizonte: Autêntica (pp. 97- 107).

Almeida, G. C. E. (1993). A Matemática nas Ciências Aplicadas: uma proposta metodológica. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Santa Úrsula. Rio de Janeiro, RJ.

Arruda, J. P. (2011). Histórias e práticas de um ensino na escola primária: marcas e movimentos da matemática moderna. 312 f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica). Programa de Pós-Graduação em em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC.

Artières, P. (2004). Dizer a Atualidade: O trabalho de diagnóstico em Michel Foucault. In: GROS, Frédéric (org). Foucault: a coragem da verdade. São Paulo, Parábola Editorial.

Brasil. (1997b). Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF.

Brito, A. de J. (2008). A USAID e o Ensino de Matemática no Rio Grande do Norte. Bolema, Rio Claro, SP, ano 21, n. 30. (pp. 1-25).

Burak, D. (1987). Modelagem Matemática: uma metodologia alternativa para o ensino de matemática na 5ª série. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, Rio Claro.

Caldeira, A. D. (1998). Educação Matemática e Ambiental: um contexto de mudança. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade de Campinas, Campinas.

Correa, R. de A. (1992). A Modelagem: o Texto e a História Inspirando Estratégias na Educação Matemática. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.

Dosse, F. (1993). História do estruturalismo: o campo do signo, 1945/1966. v. 1. Trad. Álvaro Cabral. São Paulo: Ensaio.

Fonseca, M. S. (2009). Sobre a Matematização do Mundo. Revista Iberoamericana de Educación. (pp. 1-9). https://rieoei.org/historico/deloslectores/918Souza.PDF Acesso em: 18 fev. 2016.

Foucault, M. (2011). Microfísica do poder. Rio de Janeiro, RJ: Graal.

Foucault, M. (2013). Michel Foucault explica seu último livro. In: ______. Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Ditos e Escritos II. Organização e seleção de textos Manoel Barros da Motta: tradução Elisa Monteiro. 3 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária.

Foucault, M. (2013b). Vigiar e punir: história da violência nas prisões. Trad. Raquel Ramalhete. 41ªed. Petrópolis, RJ: Vozes.

Foucault, M. (2014a). A Arqueologia do Saber. Trad. Luiz Felipe Baeta Neves. 8ª ed. 3ª tiragem. Rio de Janeiro: Forense Universitária.

Foucault, M. (2014b). A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Trad. Laura Fraga de Almeida Sampaio. 24ª ed. São Paulo: Edições Loyola.

Gazzetta, M. (1989). A Modelagem como Estratégia de Aprendizagem da Matemática em Cursos de Aperfeiçoamento de Professores. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.

Gregolin, M. do R. (2004). O enunciado e o arquivo: Foucault (entre)vistas. In: Sargentini, V.; Navarro-Barbosa, P. (org). Foucault e os domínios da linguagem: discurso, poder, subjetividade. São Carlos: Claraluz.

Machado, R. (2007). Foucault, a ciência e o saber. 3ª ed. ver. e ampliada. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Magnus, M. C. M. (2008). Modelagem Matemática na Educação Matemática Brasileira: histórias em movimento. 2018. 227 p. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.

Müller, M. C. (1986). Modelos matemáticos no ensino da matemática. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

Monteiro, A. (1991). O ensino de matemática para adultos através do método modelagem matemática. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.

Novaes, B. W. D., Pinto, N. B., França, I. da S. (2008). Estruturalismo e Matemática Moderna: dilemas e implicações para o ensino. http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/653_790.pdf Acesso em: 08 mar. 2016.

Quartieri, M. T. (2012). A Modelagem Matemática na educação básica: a mobilização do interesso do aluno e o privilegiamento da matemática escolar. 2012. 199f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo.

Ramos, M. M. L. P. (2012). Modernização da matemática na Bahia: a experiência com classes-piloto no Colégio Estadual da Bahia – Central (1966-1969). 156 f. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências). Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências. Universidade Federal da Bahia, Salvador.

Sánchez, J. E. P. (1979). Estratégia combinada de módulos instrucionais e modelos matemáticos interdisciplinares para ensino-aprendizagem de matemática a nível de segundo grau: um estudo exploratório. 305 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Silva, D. R. (2010). Livro Didático de Matemática: lugar histórico e perspectivas. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo – USP – São Paulo – SP.

Silva, V. (2007). Osvaldo Sangiorgi e “o fracasso da matemática moderna” no Brasil. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica, São Paulo.

Soares, F. (2001). Movimento da Matemática Moderna no Brasil: avanço ou retrocesso? 203 f. Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada). Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada. Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, RJ.

Sousa, M. do C. (1999). A percepção de professores atuantes no ensino de Matemática nas Escolas Estaduais da Delegacia de Ensino de Itu, do Movimento Matemática Moderna e de sua influência no currículo atual. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação. Universidade de Campinas – UNICAMP – Campinas – SP.

Veiga-NETO, A. (2007). Foucault e a Educação. 2 ed. 1 reimp. Belo Horizonte: Autêntica.

Wilmer, C. B.. Modelos na aprendizagem da matemática. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Matemática). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Publicado

2023-04-29