A Matemática no currículo de Nutrição

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i3p279-322

Palavras-chave:

Educação Matemática, Educação Superior, Nutrição, Currículo, Análise de Conteúdo

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os aspectos matemáticos do processo formativo do nutricionista e investigar os conhecimentos implícitos e explícitos nos textos das Diretrizes Curriculares Nacionais e do currículo do curso de graduação em nutrição de uma universidade federal brasileira. Assim, propõe-se responder à questão sobre quais são os contextos em que a matemática está presente e contribui para a formação dos nutricionistas mediante os documentos que regulamentam o curso. A pesquisa é qualitativa com respaldos numéricos, do tipo documental, com o emprego da técnica de análise de conteúdo, de Bardin. Foram identificadas cinco categorias: cálculos algébricos dietéticos e antropométricos; cidadania e criticidade; economia; estatística; probabilidade. Todavia, os resultados apontam a ausência da indicação explícita da matemática nas diretrizes, o que contraria sua vasta utilização como ferramenta indispensável para a compreensão de diversos conceitos desenvolvidos no curso de nutrição. Apesar da presença da bioestatística, identifica-se no currículo a inexistência de disciplinas que revisem ou introduzam a álgebra e o cálculo diferencial.

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Biografia do Autor

Débora Danielle Alves Moraes Priebe, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás - UFG . Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2016) e graduada em Matemática pela Faculdade Alfredo Nasser - UNIFAN (2012). Servidora na Universidade Federal de Goiás como Técnica em Assuntos Educacionais.

Karly Barbosa Alvarenga, Universidade Federal de Goiás

Graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Habilitação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1983), mestrado em Matemática pela Universidade de Brasília (1990), doutorado em Ciencias En Matemática Educativa pelo Centro de Investigacion En Ciencia Aplicada y Tecnologia Avanzada Del Instituto Politécnico Nacional - MX (2006), doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013), pós-doutorado na Universidade Nova de Lisboa -PT (2019). Trabalha na Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino e em Aprendizagem e atua principalmente nos seguintes temas: interdisciplinaridade, modelagem, neuromatemática, pensamento avançado, materiais concretos. Está vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática - UFG. Líder do Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM)- UFG. Participa do Grupo de Investigações em Educação Matemática - UnB

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Publicado

2022-10-31

Como Citar

PRIEBE, D. D. A. M.; ALVARENGA, K. B. A Matemática no currículo de Nutrição. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 24, n. 3, p. 279–322, 2022. DOI: 10.23925/1983-3156.2022v24i3p279-322. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/57113. Acesso em: 8 dez. 2024.