Reflexões de professores sobre divisão de fração por fração: compreensões e filosofias
compreensões e filosofias
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i1p47-77Palavras-chave:
divisão, fração, ensino, aprendizagem, reflexões filosóficasResumo
Neste texto, apresentam-se resultados de uma investigação qualitativa colaborativa, realizada em 2020 e 2021, em um grupo de professores sobre conhecimentos necessários ao docente que vai ensinar divisão de fração por fração no ensino fundamental. A metodologia utilizada foi a reflexão sobre a prática de seis professoras acerca de seus entendimentos e conhecimentos sobre o tema em encontros semanais do grupo. Traz um diálogo entre ensino e aprendizagem, ao buscar a compreensão do conceito e sua transposição didática, com base nas reflexões do grupo e no que pensam autores de educação matemática e à luz da filosofia. Discutem-se alternativas de algoritmos para o acesso ao conceito formal e a relevância deste, ao procurar o entendimento instrumental e relacional de uma tarefa. Uma das autoras tinha usado anteriormente com estudantes de pedagogia tal tarefa avaliativa em 2021. O estudo sugere ser possível ensinar este tema com compreensão, desde que o professor tenha objetivos claros, conhecimento conceitual e pedagógico de como ensinar fração e operações com frações. Ademais, recomenda que o professor considere os limites da contextualização, mas com a consciência de que a matemática não se produz em um vácuo. Enfim, mostra como um grupo de seis professoras refletiu sobre os próprios conhecimentos, quando evidenciaram potencialidades e fragilidades no ensino de tal tema..
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