As Questões de “Matemática e suas Tecnologias” do “Novo ENEM”: um olhar com base na Análise de Conteúdo

Autores

  • Marinez Meneghello Passos Universidade Estadual de Londrina
  • Bruno Kerber Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Rosana Figueiredo Salvi Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Novo ENEM, Matemática e suas Tecnologias, análise de conteúdo

Resumo

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi criado com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes ao término do Ensino Básico. Em 2009, este exame foi reestruturado, adotando um novo formato de avaliação e, devido a isso, a partir desse mesmo ano, teve-se o “Novo ENEM”. Atualmente, o desempenho dos estudantes neste exame é utilizado como processo de seleção para várias universidades públicas federais, o que aumentou de forma significativa sua importância no sistema educacional brasileiro. Assumindo-se que há a necessidade de desenvolver mais pesquisas sobre essa temática – os exames nacionais e internacionais –, apresenta-se, neste artigo, resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi caracterizar as questões da área de conhecimento “Matemática e suas Tecnologias” das provas do “Novo ENEM”. Para isso, fez-se a análise das questões das provas de 2009 e 2010, com base em três aspectos: as competências e os conhecimentos matemáticos necessários para a resolução das questões e os contextos abordados nos enunciados das questões.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina

departamento de matemática

Bruno Kerber Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Programa de Pós-graduação em ensino de ciências e educação matemática

Rosana Figueiredo Salvi, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Geociências

Downloads

Publicado

2011-07-26

Edição

Seção

Artigos