As Questões de “Matemática e suas Tecnologias” do “Novo ENEM”: um olhar com base na Análise de Conteúdo

Autores

  • Marinez Meneghello Passos Universidade Estadual de Londrina
  • Bruno Kerber Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Rosana Figueiredo Salvi Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Novo ENEM, Matemática e suas Tecnologias, análise de conteúdo

Resumo

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi criado com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes ao término do Ensino Básico. Em 2009, este exame foi reestruturado, adotando um novo formato de avaliação e, devido a isso, a partir desse mesmo ano, teve-se o “Novo ENEM”. Atualmente, o desempenho dos estudantes neste exame é utilizado como processo de seleção para várias universidades públicas federais, o que aumentou de forma significativa sua importância no sistema educacional brasileiro. Assumindo-se que há a necessidade de desenvolver mais pesquisas sobre essa temática – os exames nacionais e internacionais –, apresenta-se, neste artigo, resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi caracterizar as questões da área de conhecimento “Matemática e suas Tecnologias” das provas do “Novo ENEM”. Para isso, fez-se a análise das questões das provas de 2009 e 2010, com base em três aspectos: as competências e os conhecimentos matemáticos necessários para a resolução das questões e os contextos abordados nos enunciados das questões.

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Biografia do Autor

Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina

departamento de matemática

Bruno Kerber Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Programa de Pós-graduação em ensino de ciências e educação matemática

Rosana Figueiredo Salvi, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Geociências

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Publicado

2011-07-26

Como Citar

PASSOS, M. M.; OLIVEIRA, B. K.; SALVI, R. F. As Questões de “Matemática e suas Tecnologias” do “Novo ENEM”: um olhar com base na Análise de Conteúdo. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 337–357, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/6113. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos