Educação multisseriada do campo de São Caetano-Pernambuco

um estudo do organizador curricular de matemática dos anos iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i3p259-280

Palavras-chave:

Educação matemática,, Educação multisseriada do campo, Organizador curricular, Rede municipal de São Caetano-Pernambuco

Resumo

O presente artigo faz parte de uma dissertação, no formato multipaper, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico do Agreste. Nosso objetivo foi analisar o organizador curricular de Matemática do currículo de referência para o ensino dessa disciplina nos anos iniciais, no contexto da Educação Multisseriada do Campo da rede municipal de São Caetano-PE. Para alcançarmos esse objetivo, adotamos na metodologia a abordagem qualitativa de caráter documental e analisamos dados coletados no Currículo de Pernambuco e em outras fontes. Dentre os resultados obtidos nessa investigação, constatamos que o organizador do currículo de Matemática do currículo de referência é genérico e limitado quando se trata da inclusão de saberes matemáticos, não constando saberes do contexto escolar específico nem de outras culturas

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Jacqueline da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestra em Educação em Ciências e Matemática (2022) e Graduada em Matemática (2019), pela instituição UFPE-CAA. Possui interesse nas áreas de pesquisa da Educação do Campo e Educação Matemática. Apta a ensinar a disciplina de Matemática nos anos finais e ensino médio.

José Dilson Beserra Cavalcanti, Universidade Federal de Pernambuco

Natural do município de Tupanatinga-PE, estudou a Educação Básica em Escola Pública e, em seguida, cursou a licenciatura em Matemática. Na época, o destino provável daqueles que compartilharam essa origem (cidade pequena, distante da capital) e trajetória (estudos em Escola pública) tinha como final bem sucedido uma formação acadêmica na licenciatura em uma Autarquia Municipal de Ensino Superior. Porém, contrapondo-se a esse cenário, conseguiu cursar uma especialização em Avaliação Educacional pela UFPE e ingressou, posteriormente, na pós-graduação stricto sensu na UFRPE, obtendo os títulos de mestre e doutor em Ensino de Ciências e Matemática. A docência, por sua vez, foi iniciada ainda na juventude, aos 17 anos. Em 2022, completa 25 anos como professor tendo atuado no Ensino Fundamental I (rede municipal) e II, no Ensino Médio (rede estadual). Desde 2006 vem atuando como docente no Ensino Superior Público (UFRPE, UFRB, IFPE e UFPE) nos níveis de Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado. 

Rochelande Felipe Rodrigues, Universidade Federal do Cariri

Professor de Matemática na Educação Básica de 1995 à 2009, com experiência na rede pública e privada. Foi professor Assistente da Universidade Federal do Tocantins - UFT de 2010 à 2015, atuando no curso de Licenciatura em Matemática do Campus de Arraias. Atualmente é professor Adjunto do Instituto de Formação de Educadores da Universidade Federal do Cariri - UFCA, atuando nos cursos de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática e na Licenciatura em Matemática. Atuação em projetos de pesquisa voltados ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática e em projetos de extensão na área de formação de professores.

Referências

Arroyo, M. G. (2011). A Educação Básica e o Movimento Social do Campo. In Arroyo et al. (org.). Por uma educação do campo. (pp. 67-86). Petrópolis, RJ, Vozes.

Blanco-Álvarez, H.; Ferández-Oliveras, A. & Oliveras, M. L (2017). Formación de profesores de matemáticas desde la Etnomatematica: estado de desarrolho. Bolema, Rio claro (SP), 31 (58), p. 564-589. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v31n58a02.

Brasil. (2008). Resolução nº 2, de 28 de abril de 2008. http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/resolucao_2.pdf.

Brasil, Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Básica. (2010). Resolução nº 4, de 13 Julho de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. http://www.crmariocovas.sp.gov.br/Downloads/ccs/concurso_2013/PDFs/resol_federal_04_14.pdf.

Brasil, Ministério da Educação. (2017). Base Nacional Comum Curricular. http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc.

Caldart, R. S. (2004). Por uma educação do campo: traços de uma identidade em construção. In Arroyo et al. (org.). Por uma educação do campo. (pp. 147-158). Petrópolis, RJ, Vozes.

Câmara, D. (2017). Monitoria na escola do campo: alunos ajudando alunos na aprendizagem da matemática. [Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Tecnológica Federal do Paraná]. https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5180355.

Cruz, J. Z. da. S., & Szymanski, M. L. S. (2011). O ensino da matemática em escolas do campo: um estudo de caso. Anais do Seminário de Pesquisa do PPE (pp. 1-11). Universidade Estadual de Maringá. http://www.ppe.uem.br/publicacoes/seminario_ppe_2011/pdf/1/025.pdf.

D`Ambrosio, U. (2001). Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte, Autêntica.

Destefani, W. C. (2019). Uma pesquisa Etnomatemática com familiares e alunos do primeiro ano do ensino fundamental de uma Escola Agroecológica no município de Águia Branca – ES. [Dissertação de Mestrado em Educação Agícola, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro]. https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7732258.

Figueirêdo, T. M. M. ; Andrade, L. G. & Pereira, P. C. (2018). A escola rural multisseriada sob o prisma da Educação do Campo e da Etnomatemática. Revista Ciências & Ideias, Rio claro (SP), 9 (1), p. 37-50. http://dx.doi.org/10.22407/2176-1477/2018.v9i1.765.

Pernambuco, Secretaria de Educação e Esportes. (2019). Currículo de Pernambuco, Ensino Fundamental. http://www.educacao.pe.gov.br/portal/upload/galeria/17691/CURRICULO%20DE%20PERNAMBUCO%20-%20ENSINO%20FUNDAMENTAL.pdf.

Pernambuco, Secretaria de Educação e Esportes. (2012). Parâmetros Curriculares de Pernambuco. http://www.educacao.pe.gov.br/portal/upload/galeria/4171/parametros_curriculares_concepcoes.pdf.

Pernambuco, Secretaria de Educação e Esportes. (2012). Parâmetros Curriculares de Matemática para o Ensino Fundamental e Médio. http://www.educacao.pe.gov.br/portal/upload/galeria/4171/matematica_ef_em.pdf.

Rebouças, A. P. S. A Educação do Campo e a Etnomatemática. (2020). Anais do Vem Brasil: virtual Etnomatemática (Em) Brasil (Apresentação). Ana, P. S. & Amaral, N. C. L (proponentes-interativas). Discutindo a Etnomatemática no contexto da diversidade e da valorização de culturas e saberes. https://www.youtube.com/c/VEmBrasilEtnoMatemaTicasBrasis/videos.

Silva, M. J. da.; Miranda, H. G. de. & Carvalho, J. I. F. de. (2022). Desafios e estratégias de docentes no ensino de matemática em classes multisseriadas de escolas do campo. Revista de Educação, Ciências e Matemática. 12 (1), p. 1-17. http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/6697.

Silva, M. J. da. & Miranda, H. G. de. (2020). Etnomatemática como alternativa às metodologias de docentes que ensinam matemática em escolas do campo. Revista Ensino da Matemática em Debate. 7 (2), p. 56-81. https://revistas.pucsp.br/emd/article/view/47045.

Silva, M. J. da. (2019). Desafios da prática docente em meio ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática em classes multisseriadas de escolas do campo. [Trabalho de Conclusão do Curso de Matemática-Licenciatura, Universidade Federal de Pernambuco]. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42852.

Silva, M. J. dos S. & Santos, M. R. dos. (2019). Análise dos documentos curriculares oficiais do ensino fundamental em relação ao ensino da Estatística. Revista Científica Semana Acadêmica. (1), p. 1-16. https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/artigo_jaqueline_2019_0.pdf.

Silva, F. de J. da. (2016). Do Campo para sala de aula: experiências matemáticas em um assentamento rural no oeste maranhense.[Tese de doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará]. https://1library.org/document/q763n7ry-repositorio-institucional-campo-experiencias-matematicas-assentamento-oeste-maranhense.html?utm_source=related_list.

Publicado

2023-10-03

Como Citar

SILVA, M. J. da; CAVALCANTI, J. D. B. .; RODRIGUES, . R. F. . Educação multisseriada do campo de São Caetano-Pernambuco: um estudo do organizador curricular de matemática dos anos iniciais. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 25, n. 3, p. 259–280, 2023. DOI: 10.23925/1983-3156.2023v25i3p259-280. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/61310. Acesso em: 18 nov. 2024.