Educação multisseriada do campo de São Caetano-Pernambuco
um estudo do organizador curricular de matemática dos anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i3p259-280Palavras-chave:
Educação matemática,, Educação multisseriada do campo, Organizador curricular, Rede municipal de São Caetano-PernambucoResumo
O presente artigo faz parte de uma dissertação, no formato multipaper, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico do Agreste. Nosso objetivo foi analisar o organizador curricular de Matemática do currículo de referência para o ensino dessa disciplina nos anos iniciais, no contexto da Educação Multisseriada do Campo da rede municipal de São Caetano-PE. Para alcançarmos esse objetivo, adotamos na metodologia a abordagem qualitativa de caráter documental e analisamos dados coletados no Currículo de Pernambuco e em outras fontes. Dentre os resultados obtidos nessa investigação, constatamos que o organizador do currículo de Matemática do currículo de referência é genérico e limitado quando se trata da inclusão de saberes matemáticos, não constando saberes do contexto escolar específico nem de outras culturas
Metrics
Referências
Arroyo, M. G. (2011). A Educação Básica e o Movimento Social do Campo. In Arroyo et al. (org.). Por uma educação do campo. (pp. 67-86). Petrópolis, RJ, Vozes.
Blanco-Álvarez, H.; Ferández-Oliveras, A. & Oliveras, M. L (2017). Formación de profesores de matemáticas desde la Etnomatematica: estado de desarrolho. Bolema, Rio claro (SP), 31 (58), p. 564-589. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v31n58a02.
Brasil. (2008). Resolução nº 2, de 28 de abril de 2008. http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/resolucao_2.pdf.
Brasil, Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Básica. (2010). Resolução nº 4, de 13 Julho de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. http://www.crmariocovas.sp.gov.br/Downloads/ccs/concurso_2013/PDFs/resol_federal_04_14.pdf.
Brasil, Ministério da Educação. (2017). Base Nacional Comum Curricular. http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc.
Caldart, R. S. (2004). Por uma educação do campo: traços de uma identidade em construção. In Arroyo et al. (org.). Por uma educação do campo. (pp. 147-158). Petrópolis, RJ, Vozes.
Câmara, D. (2017). Monitoria na escola do campo: alunos ajudando alunos na aprendizagem da matemática. [Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Tecnológica Federal do Paraná]. https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5180355.
Cruz, J. Z. da. S., & Szymanski, M. L. S. (2011). O ensino da matemática em escolas do campo: um estudo de caso. Anais do Seminário de Pesquisa do PPE (pp. 1-11). Universidade Estadual de Maringá. http://www.ppe.uem.br/publicacoes/seminario_ppe_2011/pdf/1/025.pdf.
D`Ambrosio, U. (2001). Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte, Autêntica.
Destefani, W. C. (2019). Uma pesquisa Etnomatemática com familiares e alunos do primeiro ano do ensino fundamental de uma Escola Agroecológica no município de Águia Branca – ES. [Dissertação de Mestrado em Educação Agícola, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro]. https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7732258.
Figueirêdo, T. M. M. ; Andrade, L. G. & Pereira, P. C. (2018). A escola rural multisseriada sob o prisma da Educação do Campo e da Etnomatemática. Revista Ciências & Ideias, Rio claro (SP), 9 (1), p. 37-50. http://dx.doi.org/10.22407/2176-1477/2018.v9i1.765.
Pernambuco, Secretaria de Educação e Esportes. (2019). Currículo de Pernambuco, Ensino Fundamental. http://www.educacao.pe.gov.br/portal/upload/galeria/17691/CURRICULO%20DE%20PERNAMBUCO%20-%20ENSINO%20FUNDAMENTAL.pdf.
Pernambuco, Secretaria de Educação e Esportes. (2012). Parâmetros Curriculares de Pernambuco. http://www.educacao.pe.gov.br/portal/upload/galeria/4171/parametros_curriculares_concepcoes.pdf.
Pernambuco, Secretaria de Educação e Esportes. (2012). Parâmetros Curriculares de Matemática para o Ensino Fundamental e Médio. http://www.educacao.pe.gov.br/portal/upload/galeria/4171/matematica_ef_em.pdf.
Rebouças, A. P. S. A Educação do Campo e a Etnomatemática. (2020). Anais do Vem Brasil: virtual Etnomatemática (Em) Brasil (Apresentação). Ana, P. S. & Amaral, N. C. L (proponentes-interativas). Discutindo a Etnomatemática no contexto da diversidade e da valorização de culturas e saberes. https://www.youtube.com/c/VEmBrasilEtnoMatemaTicasBrasis/videos.
Silva, M. J. da.; Miranda, H. G. de. & Carvalho, J. I. F. de. (2022). Desafios e estratégias de docentes no ensino de matemática em classes multisseriadas de escolas do campo. Revista de Educação, Ciências e Matemática. 12 (1), p. 1-17. http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/6697.
Silva, M. J. da. & Miranda, H. G. de. (2020). Etnomatemática como alternativa às metodologias de docentes que ensinam matemática em escolas do campo. Revista Ensino da Matemática em Debate. 7 (2), p. 56-81. https://revistas.pucsp.br/emd/article/view/47045.
Silva, M. J. da. (2019). Desafios da prática docente em meio ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática em classes multisseriadas de escolas do campo. [Trabalho de Conclusão do Curso de Matemática-Licenciatura, Universidade Federal de Pernambuco]. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42852.
Silva, M. J. dos S. & Santos, M. R. dos. (2019). Análise dos documentos curriculares oficiais do ensino fundamental em relação ao ensino da Estatística. Revista Científica Semana Acadêmica. (1), p. 1-16. https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/artigo_jaqueline_2019_0.pdf.
Silva, F. de J. da. (2016). Do Campo para sala de aula: experiências matemáticas em um assentamento rural no oeste maranhense.[Tese de doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará]. https://1library.org/document/q763n7ry-repositorio-institucional-campo-experiencias-matematicas-assentamento-oeste-maranhense.html?utm_source=related_list.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).