Educación multigrado en el Campo de São Caetano- Pernambuco

Educación multigrado en el cun estudio del organizador curricular de matemáticas de los primeros años

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i3p259-280

Palabras clave:

Educación matemática, Educación multigrado en el Campo, Organizador curricular,, Red municipal de São Caetano- Pernambuco

Resumen

Este artículo es parte de una disertación, en formato multipaper, desarrollada en el ámbito del Programa de Posgrado en Educación en Ciencias y Matemáticas de la Universidad Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Académico de Agreste. Nuestro objetivo fue analizar el organizador curricular de Matemática del currículo de referencia para la enseñanza de esta disciplina en los primeros años, en el contexto de la Educación Multiserial del Campo de la red municipal de São Caetano-PE. Para alcanzar ese objetivo, adoptamos un enfoque cualitativo en la metodología de carácter documental y analizamos datos recogidos en el Currículo de Pernambuco y en otras fuentes. Entre los resultados obtenidos en esta investigación encontramos que el organizador del currículo de Matemáticas del currículo de referencia es genérico y limitado en cuanto a la inclusión de saberes matemáticos, no incluyendo saberes del contexto escolar específico o de otras culturas.

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Biografía del autor/a

Maria Jacqueline da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestra em Educação em Ciências e Matemática (2022) e Graduada em Matemática (2019), pela instituição UFPE-CAA. Possui interesse nas áreas de pesquisa da Educação do Campo e Educação Matemática. Apta a ensinar a disciplina de Matemática nos anos finais e ensino médio.

José Dilson Beserra Cavalcanti, Universidade Federal de Pernambuco

Natural do município de Tupanatinga-PE, estudou a Educação Básica em Escola Pública e, em seguida, cursou a licenciatura em Matemática. Na época, o destino provável daqueles que compartilharam essa origem (cidade pequena, distante da capital) e trajetória (estudos em Escola pública) tinha como final bem sucedido uma formação acadêmica na licenciatura em uma Autarquia Municipal de Ensino Superior. Porém, contrapondo-se a esse cenário, conseguiu cursar uma especialização em Avaliação Educacional pela UFPE e ingressou, posteriormente, na pós-graduação stricto sensu na UFRPE, obtendo os títulos de mestre e doutor em Ensino de Ciências e Matemática. A docência, por sua vez, foi iniciada ainda na juventude, aos 17 anos. Em 2022, completa 25 anos como professor tendo atuado no Ensino Fundamental I (rede municipal) e II, no Ensino Médio (rede estadual). Desde 2006 vem atuando como docente no Ensino Superior Público (UFRPE, UFRB, IFPE e UFPE) nos níveis de Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado. 

Rochelande Felipe Rodrigues, Universidade Federal do Cariri

Professor de Matemática na Educação Básica de 1995 à 2009, com experiência na rede pública e privada. Foi professor Assistente da Universidade Federal do Tocantins - UFT de 2010 à 2015, atuando no curso de Licenciatura em Matemática do Campus de Arraias. Atualmente é professor Adjunto do Instituto de Formação de Educadores da Universidade Federal do Cariri - UFCA, atuando nos cursos de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática e na Licenciatura em Matemática. Atuação em projetos de pesquisa voltados ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática e em projetos de extensão na área de formação de professores.

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Publicado

2023-10-03