Éducation multi-séries à Campo de São Caetano- Pernambuco

Éducation multi-séries à Campune étude de l'organisateur du programme de mathématiques dans les premières années

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i3p259-280

Mots-clés :

Enseignement des mathématiques, Enseignement multi-séries sur le terrain, Organisateur de programmes d'études, Réseau municipal de São Caetano- Pernambuco

Résumé

Cet article fait partie d'une collection d'articles au format multi-articles, développée dans le cadre du programme d'études supérieures en enseignement des sciences et des mathématiques à l'Université fédérale de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste. Notre objectif était d'analyser l'organisateur du curriculum de Mathématiques du curriculum de référence pour l'enseignement des Mathématiques dans les Années Initiales, de l'enseignement multigrade dans le domaine du réseau municipal de São Caetano-PE. Afin d'atteindre cet objectif, dans la méthodologie, nous avons adopté une approche qualitative de caractère documentaire et analysé les données recueillies dans le Pernambuco Curriculum et dans d'autres sources. Parmi les résultats obtenus dans cette enquête, nous avons constaté que l'organisateur du programme de mathématiques du programme de référence est limité en ce qui concerne l'inclusion des connaissances mathématiques, n'incluant pas les connaissances mathématiques de la culture scolaire, ni des autres cultures.

Métriques

Chargements des métriques ...

Bibliographies de l'auteur

Maria Jacqueline da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestra em Educação em Ciências e Matemática (2022) e Graduada em Matemática (2019), pela instituição UFPE-CAA. Possui interesse nas áreas de pesquisa da Educação do Campo e Educação Matemática. Apta a ensinar a disciplina de Matemática nos anos finais e ensino médio.

José Dilson Beserra Cavalcanti, Universidade Federal de Pernambuco

Natural do município de Tupanatinga-PE, estudou a Educação Básica em Escola Pública e, em seguida, cursou a licenciatura em Matemática. Na época, o destino provável daqueles que compartilharam essa origem (cidade pequena, distante da capital) e trajetória (estudos em Escola pública) tinha como final bem sucedido uma formação acadêmica na licenciatura em uma Autarquia Municipal de Ensino Superior. Porém, contrapondo-se a esse cenário, conseguiu cursar uma especialização em Avaliação Educacional pela UFPE e ingressou, posteriormente, na pós-graduação stricto sensu na UFRPE, obtendo os títulos de mestre e doutor em Ensino de Ciências e Matemática. A docência, por sua vez, foi iniciada ainda na juventude, aos 17 anos. Em 2022, completa 25 anos como professor tendo atuado no Ensino Fundamental I (rede municipal) e II, no Ensino Médio (rede estadual). Desde 2006 vem atuando como docente no Ensino Superior Público (UFRPE, UFRB, IFPE e UFPE) nos níveis de Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado. 

Rochelande Felipe Rodrigues, Universidade Federal do Cariri

Professor de Matemática na Educação Básica de 1995 à 2009, com experiência na rede pública e privada. Foi professor Assistente da Universidade Federal do Tocantins - UFT de 2010 à 2015, atuando no curso de Licenciatura em Matemática do Campus de Arraias. Atualmente é professor Adjunto do Instituto de Formação de Educadores da Universidade Federal do Cariri - UFCA, atuando nos cursos de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática e na Licenciatura em Matemática. Atuação em projetos de pesquisa voltados ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática e em projetos de extensão na área de formação de professores.

Références

Arroyo, M. G. (2011). A Educação Básica e o Movimento Social do Campo. In Arroyo et al. (org.). Por uma educação do campo. (pp. 67-86). Petrópolis, RJ, Vozes.

Blanco-Álvarez, H.; Ferández-Oliveras, A. & Oliveras, M. L (2017). Formación de profesores de matemáticas desde la Etnomatematica: estado de desarrolho. Bolema, Rio claro (SP), 31 (58), p. 564-589. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v31n58a02.

Brasil. (2008). Resolução nº 2, de 28 de abril de 2008. http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/resolucao_2.pdf.

Brasil, Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Básica. (2010). Resolução nº 4, de 13 Julho de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. http://www.crmariocovas.sp.gov.br/Downloads/ccs/concurso_2013/PDFs/resol_federal_04_14.pdf.

Brasil, Ministério da Educação. (2017). Base Nacional Comum Curricular. http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc.

Caldart, R. S. (2004). Por uma educação do campo: traços de uma identidade em construção. In Arroyo et al. (org.). Por uma educação do campo. (pp. 147-158). Petrópolis, RJ, Vozes.

Câmara, D. (2017). Monitoria na escola do campo: alunos ajudando alunos na aprendizagem da matemática. [Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Tecnológica Federal do Paraná]. https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5180355.

Cruz, J. Z. da. S., & Szymanski, M. L. S. (2011). O ensino da matemática em escolas do campo: um estudo de caso. Anais do Seminário de Pesquisa do PPE (pp. 1-11). Universidade Estadual de Maringá. http://www.ppe.uem.br/publicacoes/seminario_ppe_2011/pdf/1/025.pdf.

D`Ambrosio, U. (2001). Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte, Autêntica.

Destefani, W. C. (2019). Uma pesquisa Etnomatemática com familiares e alunos do primeiro ano do ensino fundamental de uma Escola Agroecológica no município de Águia Branca – ES. [Dissertação de Mestrado em Educação Agícola, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro]. https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7732258.

Figueirêdo, T. M. M. ; Andrade, L. G. & Pereira, P. C. (2018). A escola rural multisseriada sob o prisma da Educação do Campo e da Etnomatemática. Revista Ciências & Ideias, Rio claro (SP), 9 (1), p. 37-50. http://dx.doi.org/10.22407/2176-1477/2018.v9i1.765.

Pernambuco, Secretaria de Educação e Esportes. (2019). Currículo de Pernambuco, Ensino Fundamental. http://www.educacao.pe.gov.br/portal/upload/galeria/17691/CURRICULO%20DE%20PERNAMBUCO%20-%20ENSINO%20FUNDAMENTAL.pdf.

Pernambuco, Secretaria de Educação e Esportes. (2012). Parâmetros Curriculares de Pernambuco. http://www.educacao.pe.gov.br/portal/upload/galeria/4171/parametros_curriculares_concepcoes.pdf.

Pernambuco, Secretaria de Educação e Esportes. (2012). Parâmetros Curriculares de Matemática para o Ensino Fundamental e Médio. http://www.educacao.pe.gov.br/portal/upload/galeria/4171/matematica_ef_em.pdf.

Rebouças, A. P. S. A Educação do Campo e a Etnomatemática. (2020). Anais do Vem Brasil: virtual Etnomatemática (Em) Brasil (Apresentação). Ana, P. S. & Amaral, N. C. L (proponentes-interativas). Discutindo a Etnomatemática no contexto da diversidade e da valorização de culturas e saberes. https://www.youtube.com/c/VEmBrasilEtnoMatemaTicasBrasis/videos.

Silva, M. J. da.; Miranda, H. G. de. & Carvalho, J. I. F. de. (2022). Desafios e estratégias de docentes no ensino de matemática em classes multisseriadas de escolas do campo. Revista de Educação, Ciências e Matemática. 12 (1), p. 1-17. http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/6697.

Silva, M. J. da. & Miranda, H. G. de. (2020). Etnomatemática como alternativa às metodologias de docentes que ensinam matemática em escolas do campo. Revista Ensino da Matemática em Debate. 7 (2), p. 56-81. https://revistas.pucsp.br/emd/article/view/47045.

Silva, M. J. da. (2019). Desafios da prática docente em meio ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática em classes multisseriadas de escolas do campo. [Trabalho de Conclusão do Curso de Matemática-Licenciatura, Universidade Federal de Pernambuco]. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42852.

Silva, M. J. dos S. & Santos, M. R. dos. (2019). Análise dos documentos curriculares oficiais do ensino fundamental em relação ao ensino da Estatística. Revista Científica Semana Acadêmica. (1), p. 1-16. https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/artigo_jaqueline_2019_0.pdf.

Silva, F. de J. da. (2016). Do Campo para sala de aula: experiências matemáticas em um assentamento rural no oeste maranhense.[Tese de doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará]. https://1library.org/document/q763n7ry-repositorio-institucional-campo-experiencias-matematicas-assentamento-oeste-maranhense.html?utm_source=related_list.

Publiée

2023-10-03