O processo de validação em atividades de modelagem matemática

em busca de um framework

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i1p313-338

Palavras-chave:

Educação matemática, Modelagem matemática, Modelo matemático, Validação

Resumo

O artigo dirige-se à investigação da validação em atividades de modelagem matemática, tendo como objetivo a organização de um framework relativo à validação nessas atividades mediante uma triangulação de dados para dar coerência e coesão aos resultados. Para a organização do framework um quadro teórico relativamente à temática é capturado. Além disso, uma pesquisa empírica é realizada com alunos de um curso de Licenciatura em Matemática. A reunião dos dados empíricos e da estrutura teórica permite caracterizar entendimentos, a importância e modos de realizar a validação na modelagem matemática. Embora possa ser reconhecida como etapa final nos ciclos de modelagem, não se pode pensar a validação como processo cumulativo que só se inicia ao final da atividade e do qual apenas decorre aceitação ou refutação. Ao invés disso, ela pode atuar como agente de iteratividade e orientar os processos decisórios dos alunos, sendo que mecanismos de validação podem ser ativados em diferentes etapas da atividade. O que se pode concluir, portanto, é que, ainda que ações pontuais sejam reconhecidas, é na validação da totalidade da modelagem que reside a eficiência da validação como meio de gerar confiabilidade no que se pode dizer de uma situação da realidade por meio da matemática.

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Biografia do Autor

Lourdes Maria Werle de Almeida, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Professora da Universidade Estadual de Londrina desde 1985, estando atualmente na categoria de professor associado e atuando no curso de graduação em matemática e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, programa no qual já ocupou a função de coordenadora e de vice-coordenadora.Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática, formação de professores de matemática sendo coordenadora do GRUPEMAT Grupo de Pesquisas sobre Modelagem e Educação Matemática. Como membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, compõe também a Comissão Editorial da SBEM Paraná. Atualmente é coordenadora do GT de Modelagem Matemática da SBEM nacional.

Endereço para acessar este CV:  http://lattes.cnpq.br/2660354136462141

 

 

Rosângela Kowalek, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

ALMEIDA, L. M. W. de; KOALEK, R. M. O processo de validação em atividades de modelagem matemática: em busca de um framework . Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 26, n. 1, p. 313–338, 2024. DOI: 10.23925/1983-3156.2024v26i1p313-338. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/62511. Acesso em: 22 dez. 2024.