O processo de validação em atividades de modelagem matemática
em busca de um framework
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i1p313-338Palavras-chave:
Educação matemática, Modelagem matemática, Modelo matemático, ValidaçãoResumo
O artigo dirige-se à investigação da validação em atividades de modelagem matemática, tendo como objetivo a organização de um framework relativo à validação nessas atividades mediante uma triangulação de dados para dar coerência e coesão aos resultados. Para a organização do framework um quadro teórico relativamente à temática é capturado. Além disso, uma pesquisa empírica é realizada com alunos de um curso de Licenciatura em Matemática. A reunião dos dados empíricos e da estrutura teórica permite caracterizar entendimentos, a importância e modos de realizar a validação na modelagem matemática. Embora possa ser reconhecida como etapa final nos ciclos de modelagem, não se pode pensar a validação como processo cumulativo que só se inicia ao final da atividade e do qual apenas decorre aceitação ou refutação. Ao invés disso, ela pode atuar como agente de iteratividade e orientar os processos decisórios dos alunos, sendo que mecanismos de validação podem ser ativados em diferentes etapas da atividade. O que se pode concluir, portanto, é que, ainda que ações pontuais sejam reconhecidas, é na validação da totalidade da modelagem que reside a eficiência da validação como meio de gerar confiabilidade no que se pode dizer de uma situação da realidade por meio da matemática.
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