O processo de validação em atividades de modelagem matemática

em busca de um framework

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i1p313-338

Palavras-chave:

Educação matemática, Modelagem matemática, Modelo matemático, Validação

Resumo

O artigo dirige-se à investigação da validação em atividades de modelagem matemática, tendo como objetivo a organização de um framework relativo à validação nessas atividades mediante uma triangulação de dados para dar coerência e coesão aos resultados. Para a organização do framework um quadro teórico relativamente à temática é capturado. Além disso, uma pesquisa empírica é realizada com alunos de um curso de Licenciatura em Matemática. A reunião dos dados empíricos e da estrutura teórica permite caracterizar entendimentos, a importância e modos de realizar a validação na modelagem matemática. Embora possa ser reconhecida como etapa final nos ciclos de modelagem, não se pode pensar a validação como processo cumulativo que só se inicia ao final da atividade e do qual apenas decorre aceitação ou refutação. Ao invés disso, ela pode atuar como agente de iteratividade e orientar os processos decisórios dos alunos, sendo que mecanismos de validação podem ser ativados em diferentes etapas da atividade. O que se pode concluir, portanto, é que, ainda que ações pontuais sejam reconhecidas, é na validação da totalidade da modelagem que reside a eficiência da validação como meio de gerar confiabilidade no que se pode dizer de uma situação da realidade por meio da matemática.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lourdes Maria Werle de Almeida, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Professora da Universidade Estadual de Londrina desde 1985, estando atualmente na categoria de professor associado e atuando no curso de graduação em matemática e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, programa no qual já ocupou a função de coordenadora e de vice-coordenadora.Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática, formação de professores de matemática sendo coordenadora do GRUPEMAT Grupo de Pesquisas sobre Modelagem e Educação Matemática. Como membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, compõe também a Comissão Editorial da SBEM Paraná. Atualmente é coordenadora do GT de Modelagem Matemática da SBEM nacional.

Endereço para acessar este CV:  http://lattes.cnpq.br/2660354136462141

 

 

Rosângela Kowalek, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Referências

Almeida, L. M. W. (2010). Um olhar semiótico sobre modelos e modelagem: metáforas como foco de análise. Zetetiké, 18, p. 387-414. DOI: 10.20396/zet.v18i0.8646663

Almeida, L. M. W. (2018). Considerations on the use of mathematics in modelling activities. ZDM, 50, p. 19-30. https://link.springer.com/article/10.1007/s11858-017-0902-4

Almeida, L. M. W.; Silva, K. P.; Vertuan, R. E. (2012) Modelagem Matemática na Educação Básica. São Paulo: Contexto.

Almeida, L. M. W., Sousa, B. N. P. A., & Tortola, E. (2021). The Formulation of Hypotheses in Mathematical Modelling Activities. Acta Scientiae, 23(5), p.66-93. http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/6492

Almeida, L. M. W. & Omodei, L. B. C. (2022) Autenticidade em Atividades de Modelagem Matemática: em busca de um design. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo,24(3), p.108-144.

Alvarado, C. S. M. (2017). Estudo e implementação de métodos de validação de modelos matemáticos aplicados no desenvolvimento de sistemas de controle de processos industriais [Doctoral dissertation, Universidade de São Paulo]. https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3139/tde-05092017-092437/en.php

Bassanezi, R. C. (2002). Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. Editora Contexto.

Barquero, B., Jensen, B.E. (2020) Impact of theoretical perspectives on the design of mathematical modelling tasks. Avances de Investigación en Educación Matemática, 17, p. 98–113. DOI: 10.35763/aiem.v0i17.317

Blum, W. (2015). Quality teaching of mathematical modelling: What do we know, what can we do?. In The proceedings of the 12th international congress on mathematical education: intellectual and attitudinal challenges (pp. 73-96). Springer International Publishing.

Blum, W., & Leiß, D. (2007). How do students and teachers deal with modelling problems. In C. Haines, Galbraith, W. Blum, & S. Khan (Eds.), Mathematical modeling: Education, engineering, and economics (pp. 222–231). Chichester: HorwoodBRASIL.

Ministério da Educação. (2018), Base Nacional Comum Curricular. Educação é a base, Brasília, Ministério da Educação.

Bunge, M. (1985). Racionalidad y realismo. Madrid: Alianza.

Bunge, M. (1969). La Investigación Científica. Barcelona: Ariel.

Castro, E. M. W. & Almeida, L. M. W. (2023) The Individual and the Collaborative Nature of Metacognitive Strategies and Their Unfoldings for Mathematical Modelling. Acta Sci. (Canoas), 25(3), 1-25.

Czocher, J. A. (2013). Toward a description of how engineering students think mathematically [Doctoral dissertation, The Ohio State University]. https://etd.ohiolink.edu/apexprod/rws_olink/r/1501/10?clear=10&p10_accession_num=osu1371873286

Czocher, J. A. (2018). How does validating activity contribute to the modeling process?. Educational Studies in Mathematics, 99, 137-159.

Czocher, J., Stillman, G., & Brown, J. (2018). Verification and Validation: What Do We Mean?. Mathematics Education Research Group of Australasia.

Doerr, H. M. & Lesh, R. (2011) Models and Modelling Perspectives on teaching and learning mathematics in the twenty-first century. In: Kaiser, G.; et al. (Eds.). Trends in teaching and learning of mathematical modelling. New York: Springer, p. 247-268.

Duarte, T. (2009) A possibilidade da investigação a 3: reflexões sobre triangulação (metodológica). CIES e-WORKING PAPER N. 60/2009. Centro de Investigação e Estudos de Sociologia. ISSN 1647-0893). http://www.cies.iscte.pt/destaques/documents/CIES-WP60_Duarte_003.pdf

Elaasar, M. (2018). Definition of modeling vs. programming languages. In Leveraging Applications of Formal Methods, Verification and Validation. Modeling: 8th International Symposium, ISoLA 2018, Limassol, Cyprus, November 5-9, 2018, Proceedings, Part I 8 (pp. 35-51). Springer International Publishing.

Ferreira, A. B. D. H. (2009). Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. In Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa pp. 2120-2120.

Ferreira, P. E. A., & Silva, K. A. P. D. (2019). Modelagem matemática e uma proposta de trajetória hipotética de aprendizagem. Bolema, 33, p. 1233-1254. https://www.scielo.br/j/bolema/a/kYQxKL96N3mgVdhLZhfygYf/?format=pdf&lang=pt

Ferri, B. R. Learning how to teach mathematical modeling in school and teacher education. Picassoplatz, Switzerland: Springer, 2018, p. 13 – 39.

Galbraith, P., & Stillman, G. (2006). A framework for identifying student blockages during transitions in the modelling process. ZDM, 38, pp. 143-162. https://link.springer.com/article/10.1007/BF02655886

Geiger, V., Galbraith, P., Niss, M., & Delzoppo, C. (2022). Developing a task design and implementation framework for fostering mathematical modelling competencies. Educational Studies in Mathematics, 109(2), pp. 313-336.

Godoy, A. S. (1995b) Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de empresas, v. 35, n. 3, pp. 20-29.

Cakmak Gurel, Z., & Bekdemir, M. (2022). The Teacher and Peer Intervention for Pre-Service Mathematics Teachers on the Validity of Mathematical Models. Pedagogical Research, 7(2).

Hallerstede, S., Larsen, P. G., & Fitzgerald, J. (2018). A Non-unified view of modelling, specification and programming. In Leveraging Applications of Formal Methods, Verification and Validation. Modeling: 8th International Symposium, ISoLA 2018, Limassol, Cyprus, November 5-9, 2018, Proceedings, Part I 8 (pp. 52-68). Springer International Publishing.

Hestenes, D. (2010). Modeling Theory for Math and Science Education. In: R. Lesh et al. (eds.), Modeling Students’ Mathematical Modeling Competencies, 13, Springer Science+Business Media, LLC. DOI 10.1007/978-1-4419-0561-1_3, C

Eisenhart, M. (1991). Conceptual frameworks for research circa 1991: Ideas from a cultural anthropologist; implications for mathematics education rese. In: Proceddings of Thirteenh Annual Meeting of Psychology of Mathematics Education. Blacksburg, Virginia, USA. Robert Underhill (ed.). pp-200-220.

Hidiroglu, Ç. N., & Bukova Güzel, E. (2013). Conceptualization of Approaches and Thought Processes Emerging in Validating of Model in Mathematical Modeling in Technology Aided Environment. Educational Sciences: Theory and Practice, 13(4), pp. 2499-2508.

Houaiss, A. (2021) Dicionário de Língua Portuguesa. São Paulo: Objetiva. https://houaiss.uol.com.br/pub/apps/www/v3-3/html/index.php#3. Parker, WS (2020). Avaliação do modelo: Uma visão de adequação ao propósito. Filosofia da Ciência , 87 (3), p. 457-477.

Ikeda, T. (2013). Pedagogical reflections on the role of modelling in mathematics instruction. Teaching mathematical modelling: Connecting to research and practice, pp. 255-275.

Ishibashi, I., & Uegatani, Y. (2019). Creation of possible fictional worlds as a process of validation in mathematical word problem-solving and mathematical modeling activities. JSSE Research Report, 34(3), pp.165-170.

Ishibashi, I., & Uegatani, Y. (2022). Cultural relevance of validation during mathematical modeling and word problem-solving: Reconceptualizing validation as an integration of possible fictional worlds. The Journal of Mathematical Behavior, 66, 100934.

Kowalek, R. (2021). A validação em atividades de modelagem matemática. [Dissertação de mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática - Universidade Estadual de Londrina].

Lesh, R., Hoover, M., Hole, B., Kelly, A., & Post, T. (2000). Principles for developing thought-revealing activities for students and teachers. In A. E. Kelly & R. Lesh (Eds.), Handbook of research design in mathematics and science education (pp. 591–645). Mahwah, NJ: Lawrence Ealbaum Associates.

Mutti, G. S. L.; Klüber, T. E. (2018). Aspectos que constituem práticas pedagógicas e a formação de professores em modelagem matemática. Alexandria, 11, p. 85-107.

Niss, M. (2010). Modelling a crucial aspect of students’ mathematical modelling. R. Lesh et al. (Eds.), Modelling Students’ Mathematical Modelling Competencies, (ICTMA 13) (pp 43--60). New York: Springer.Pace, D. K. (2004). Modeling and simulation verification and validation challenges. Johns Hopkins APL technical digest, 25(2), pp. 163-172.

Thacker, B. H., Anderson, M. C., Senseny, P. E., & Rodriguez, E. A. (2006). The role of nondeterminism in model verification and validation. International Journal of Materials and Product Technology, 25(1-3), p.144-163.

Publicado

2024-04-30