Conhecimentos e concepções de professores de matemática: análise de sequências didáticas

Autores

  • Iranete Maria da Silva Lima Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Palavras-chave:

modelo de níveis de atividade do professor, sequência didática, conhecimentos e concepção do professor

Resumo

Apresentamos neste artigo um recorte de uma pesquisa desenvolvida no seio da didática da matemática de origem francesa e que se insere na problemática da modelização de conhecimentos do professor de matemática. Abordamos essa problemática por meio da apresentação do Modelo de Níveis da Atividade do Professor e da análise de duas sequências didáticas elaboradas por dois professores para um aluno que resolveu problemas de simetria de reflexão (axial). Os resultados obtidos apontam as propriedades matemáticas que os professores consideram fundamentais para a aprendizagem do conceito em foco, bem como elementos das concepções de ensino que eles adotaram e a maneira como eles levaram em conta os conhecimentos prévios do aluno. As sequências didáticas mostram a importância da identificação dos erros do aluno e do reinvestimento dos conhecimentos construídos.

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Biografia do Autor

Iranete Maria da Silva Lima, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Professora do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE, atuando no graduação, no Programa de Pós-graduação em Educação do Centro Acadêmico do Agreste e no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica do Centro de Educação.

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Publicado

2011-08-26

Como Citar

LIMA, I. M. da S. Conhecimentos e concepções de professores de matemática: análise de sequências didáticas. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 359–385, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/6347. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos