Trajetória, recursos e conhecimentos para ensinar matemática no início da docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i2p091-115

Palavras-chave:

Trabalho documental, Conhecimentos do professor de matemática, Formação continuada, Trajetória documental

Resumo

Esse texto apresenta alguns dos resultados de uma pesquisa de pós-doutorado que busca criar, implementar, analisar e divulgar recursos para recompor aprendizagens de matemática após a pandemia da Covid-19. Nesse sentido, investigamos os processos de construção de conhecimentos para ensinar matemática e as suas relações com o trabalho de criação e adaptação de recursos por uma professora em início de docência. Para tanto, trabalhamos com uma abordagem qualitativa que envolveu acompanhar e entrevistar professoras que participaram da pesquisa. Para a análise dos dados, articulamos a Abordagem Documental do Didático e o quadro de conhecimentos para ensinar um conteúdo. Nesse contexto, analisamos o processo vivido por uma professora colaboradora, combinando a análise da sua trajetória e da sua participação no projeto. Nossa análise indicou que a formação inicial da professora foi pautada na construção de conhecimentos centrados na matemática acadêmica. No caso do projeto, inferimos que a sua participação favoreceu um momento de reflexão crítica sobre sua própria prática e conhecer recursos, desencadeando a construção de novos conhecimentos para ensinar matemática.

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Biografia do Autor

Katiane de Moraes Rocha, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorado em Educação Matemática

Aparecida Santana de Souza Chiari, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorado em Educação Matemática

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Publicado

2025-05-31

Como Citar

ROCHA, K. de M.; CHIARI, A. S. de S. Trajetória, recursos e conhecimentos para ensinar matemática no início da docência. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 091–115, 2025. DOI: 10.23925/1983-3156.2025v27i2p091-115. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/66286. Acesso em: 10 jul. 2025.

Edição

Seção

Chamada de artigos para compor o número especial: Referenciais teóricos para dis