Trajetória, recursos e conhecimentos para ensinar matemática no início da docência
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i2p091-115Palavras-chave:
Trabalho documental, Conhecimentos do professor de matemática, Formação continuada, Trajetória documentalResumo
Esse texto apresenta alguns dos resultados de uma pesquisa de pós-doutorado que busca criar, implementar, analisar e divulgar recursos para recompor aprendizagens de matemática após a pandemia da Covid-19. Nesse sentido, investigamos os processos de construção de conhecimentos para ensinar matemática e as suas relações com o trabalho de criação e adaptação de recursos por uma professora em início de docência. Para tanto, trabalhamos com uma abordagem qualitativa que envolveu acompanhar e entrevistar professoras que participaram da pesquisa. Para a análise dos dados, articulamos a Abordagem Documental do Didático e o quadro de conhecimentos para ensinar um conteúdo. Nesse contexto, analisamos o processo vivido por uma professora colaboradora, combinando a análise da sua trajetória e da sua participação no projeto. Nossa análise indicou que a formação inicial da professora foi pautada na construção de conhecimentos centrados na matemática acadêmica. No caso do projeto, inferimos que a sua participação favoreceu um momento de reflexão crítica sobre sua própria prática e conhecer recursos, desencadeando a construção de novos conhecimentos para ensinar matemática.
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