O uso do conceito de trajetória documental para analisar as relações entre recursos e desenvolvimento profissional do professor de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i3p455-481

Palavras-chave:

Desenvolvimento profissional do professor de Matemática, Recursos, Trajetórias, Experiência

Resumo

Neste artigo mobilizamos o conceito de trajetória documental, proposto no quadro da Abordagem Documental do Didático, para analisar o desenvolvimento profissional de professores de matemática. Para tanto, nos pautamos nos princípios metodológicos propostos na Investigação Reflexiva. Neste quadro, analisamos como o professor de matemática transforma seus conhecimentos e recursos ao longo do tempo. Realizamos a análise do caso de uma professora francesa do ensino fundamental em um período de mudanças curriculares. Nossa análise mostrou que ao longo de sua trajetória, a professora mudou a forma como se relaciona com os livros didáticos, recursos digitais e colegas de trabalho. A professora passou de uma prática com alunos de conteúdo/exercício a um trabalho com problemas e situações lúdicas.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

Fleck, L. (1934). Genesis and Development of a Scientific Fact. University of Chicago Press (Édition 2015).

Gueudet, G., & Trouche, L. (trad. K.M. Rocha) (2015). Do Trabalho documental dos professores: gênesis, coletivos, comunidade. O caso da matemática. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Ibero-americana, 6(3), 1-45. https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2243

Pastré, P. (2005). Genèse et identité. In P. Rabardel & P. Pastré (Éds.), Modèles du sujet pour la conception : dialectique activités développement (pp. 231 259). Toulouse : Octarès.

Pastré, P. (2011). La didactique professionnelle. Approche anthropologique du développement chez les adultes. Paris : Presses universitaires de France.

Perrenoud, P. (2001). Développer la pratique réflexive dans le métier d’enseignant. Paris : ESF Sciences humaines.

Rabardel, P. (2007). Principes pour la constitution d’une didactique professionnelle. Activité humaine et conceptualisation. Questions à Gérard Vergnaud. Coordonné par Merri, M. Toulouse: Editions Presses Universitaires du Mirail, 87-90.

Rabardel, P., & Bourmaud, G. (2005). Instruments et systèmes d’instruments. In P. Rabardel & P. Pastré (Éds.), Modèles du sujet pour la conception. Dialectiques activités développement (pp. 211 229). Toulouse : Octarès.

Rocha, K. (2019). Une étude des effets du travail documentaire et collectif sur le développement professionnel des enseignants de mathématiques: Apport des concepts d’expérience et de trajectoire documentaires. [Tese de Doutorado em Didática da Matemática, Ecole normale supérieure de Lyon, France]. https://tel.archives-ouvertes.fr/tel-02399664/.

Rocha, K. (2021). O Aporte do Conceito de Trajetória Documental para Análise do Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática. In: S. Igliori, Compreender o Trabalho dos Professores Brasileiros do Ensino Básico: Uma Abordagem pelos Recursos (pp.41-64). São Paulo: Blucher.

Trouche, L., Gueudet, G., & Pepin, B. (2018). Documentational approach to didactics. In S. Lerman (Éds.), Encyclopedia of mathematics education. New york : Springer.

Downloads

Publicado

2021-12-27

Como Citar

ROCHA, K. de moraes. O uso do conceito de trajetória documental para analisar as relações entre recursos e desenvolvimento profissional do professor de Matemática. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 23, n. 3, p. 455–481, 2021. DOI: 10.23925/1983-3156.2021v23i3p455-481. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/56869. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Finalizada - ABORDAGEM DOCUMENTAL DO DIDÁTICO E CORRELATAS