A formação inicial do professor de matemática
um estudo de caso na perspectiva da abordagem documental do didático
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i2p418-445Palavras-chave:
Licenciatura em matemática, Abordagem documental do didático, Formação inicial, Estudo de casoResumo
A formação inicial é uma das condicionantes que determinam o desenvolvimento profissional docente. Portanto, é imprescindível analisar os processos didáticos e pedagógicos subjacentes a ela de modo a oportunizar formação adequada que capacite às futuras vivências profissionais do professor. O presente estudo objetiva explorar o desenvolvimento dos saberes profissionais de uma estudante de Licenciatura em Matemática sob a perspectiva da Abordagem Documental do Didático. A natureza da pesquisa é a qualitativa, na forma de um estudo de caso, com base na Metodologia de Investigação Reflexiva com articulações entre resultados analíticos de um software de análise léxica e de atividades acadêmicas da participante. Os documentos didáticos da licencianda se apresentam em instabilidade, com avanços e retrocessos decorrentes do processo formativo. Contudo, os resultados apontam que é possível extrair invariantes operatórios e regras de ações, provenientes de sua interação com recursos de seus professores formadores e de seu processo educacional como um todo.
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