A formação inicial do professor de matemática

um estudo de caso na perspectiva da abordagem documental do didático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i2p418-445

Palavras-chave:

Licenciatura em matemática, Abordagem documental do didático, Formação inicial, Estudo de caso

Resumo

A formação inicial é uma das condicionantes que determinam o desenvolvimento profissional docente. Portanto, é imprescindível analisar os processos didáticos e pedagógicos subjacentes a ela de modo a oportunizar formação adequada que capacite às futuras vivências profissionais do professor. O presente estudo objetiva explorar o desenvolvimento dos saberes profissionais de uma estudante de Licenciatura em Matemática sob a perspectiva da Abordagem Documental do Didático. A natureza da pesquisa é a qualitativa, na forma de um estudo de caso, com base na Metodologia de Investigação Reflexiva com articulações entre resultados analíticos de um software de análise léxica e de atividades acadêmicas da participante. Os documentos didáticos da licencianda se apresentam em instabilidade, com avanços e retrocessos decorrentes do processo formativo. Contudo, os resultados apontam que é possível extrair invariantes operatórios e regras de ações, provenientes de sua interação com recursos de seus professores formadores e de seu processo educacional como um todo.

Biografia do Autor

Sandra Cristina Martini Rostirola, Instituto Federal Catarinense

Doutora em Educação

Elisa Henning, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutora em Engenharia de Produção

Ivanete Zuchi Siple, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutora em Engenharia de Produção

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Publicado

2025-05-31

Como Citar

Rostirola, S. C. M., Henning, E., & Siple, I. Z. (2025). A formação inicial do professor de matemática: um estudo de caso na perspectiva da abordagem documental do didático. Educação Matemática Pesquisa Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Educação Matemática, 27(2), 418–445. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i2p418-445

Edição

Seção

Chamada de artigos para compor o número especial: Referenciais teóricos para dis