Prolégomènes pour la construction d'un modèle épistémologique de référence pour l'enseignement du calcul
Que sont les modèles ? Qu’est-ce que le calcul ?
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i3p442-461Palavras-chave:
Modelos, Modelo epistemológico de referência, CálculoResumo
Este artigo propõe uma reflexão teórica sobre o que são modelos e o que é Cálculo, apontando noções preliminares e princípios básicos para que se possa construir um modelo epistemológico de referência para o ensino desta disciplina. Para atingir esse objetivo, examinamos alguns modelos presentes no nosso cotidiano, numa tentativa de sugerir uma generalização do termo. A seguir, apresentamos o modelo representativo proposto pela teoria antropológica do didático, para, posteriormente, definir modelo epistemológico dominante, modelo epistemológico de referência e modelo didático de referência. Ultrapassadas essas definições, desenvolvemos uma breve história do termo para esclarecer o que entendemos hoje por Cálculo e como foi utilizado ao longo do tempo. Os resultados da pesquisa teórico-bibliográfica serão úteis para que os pesquisadores em didática possam construir um modelo epistemológico de referência para o ensino do Cálculo.
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