Prolégomènes pour la construction d'un modèle épistémologique de référence pour l'enseignement du calcul

Que sont les modèles ? Qu’est-ce que le calcul ?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i3p442-461

Palavras-chave:

Modelos, Modelo epistemológico de referência, Cálculo

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão teórica sobre o que são modelos e o que é Cálculo, apontando noções preliminares e princípios básicos para que se possa construir um modelo epistemológico de referência para o ensino desta disciplina. Para atingir esse objetivo, examinamos alguns modelos presentes no nosso cotidiano, numa tentativa de sugerir uma generalização do termo. A seguir, apresentamos o modelo representativo proposto pela teoria antropológica do didático, para, posteriormente, definir modelo epistemológico dominante, modelo epistemológico de referência e modelo didático de referência. Ultrapassadas essas definições, desenvolvemos uma breve história do termo para esclarecer o que entendemos hoje por Cálculo e como foi utilizado ao longo do tempo. Os resultados da pesquisa teórico-bibliográfica serão úteis para que os pesquisadores em didática possam construir um modelo epistemológico de referência para o ensino do Cálculo.

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Biografia do Autor

Bartira Fernandes Teixeira, Universidade Federal da Bahia

Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências

Edmo Fernandes Carvalho, Universidade Federal da Bahia

Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências

Luiz Marcio Santos Farias, Universidade Federal da Bahia

Docteur em Didactique des Sciences et Mathématiques

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Publicado

2024-11-03

Como Citar

TEIXEIRA, B. F.; CARVALHO, E. F. .; FARIAS, L. M. S. . Prolégomènes pour la construction d’un modèle épistémologique de référence pour l’enseignement du calcul: Que sont les modèles ? Qu’est-ce que le calcul ?. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 26, n. 3, p. 442–461, 2024. DOI: 10.23925/1983-3156.2024v26i3p442-461. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/66419. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Modelo epistemológico de referência (MER) para o ensino de cálculo