Materiais curriculares como gênero discursivo em educação matemática
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i5p110-132Palavras-chave:
Abordagens de ensino, Enunciações matemáticas, Endereçamento, ResponsividadeResumo
O artigo expressa um estudo teórico-metodológico com ilustrações empíricas orientado pelo objetivo de caracterizar e discutir materiais curriculares de Matemática a partir da perspectiva de gênero discursivo. Considerando-os um gênero secundário do discurso, argumentamos que o estilo de comunicação dos conteúdos e conceitos nesses materiais, incluindo os Manuais do Professor, influenciam a responsividade de professores e estudantes nos processos de ensino e de aprendizagem. A partir de reflexões teóricas, propomos uma estrutura de análise enunciativa-discursiva que permite examinar como os conteúdos e conceitos são apresentados e abordados nas situações de aprendizagem incorporadas aos materiais, bem como identificar para quais estudantes e professores eles são endereçados. Na discussão, recorremos a recortes de duas pesquisas para ilustrar o que é endereçado e a quem se endereça as abordagens pedagógicas, bem como para evidenciar a responsividade incorporada aos materiais.
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