Intuições de alunos do 9º ano em probabilidade condicionada no contexto de extração de bolas de um saco<br>Intuitions of 9th grade pupils in conditional probability in the context of drawing balls of a bag

Authors

  • José António Fernandes Universidade do Minho
  • Paulo Ferreira Correia Escola Secundária/3 de Barcelos

Keywords:

Intuições, probabilidade condicionada, alunos do 9º ano

Abstract

Neste texto apresentam-se alguns resultados de um estudo centrado nas ideias intuitivas de probabilidade condicionada de alunos do 9º ano de escolaridade. Participaram no estudo 310 alunos do 9º ano de escolaridade, a quem foi aplicado um questionário com várias tarefas sobre probabilidade condicionada e independência, sendo aqui apenas exploradas algumas das que envolvem probabilidade condicionada. Em termos de resultados, salienta-se que as resoluções dos alunos revelam que estes possuem ideias intuitivas sobre o conceito de probabilidade condicionada no contexto estudado.

This paper aims at describing some results of a study about intuitive ideas of conditional probability of pupils attending the 9th grade. In the study participated 310 Portuguese pupils of the 9th grade (aged 14 years), who answered a questionnaire with several tasks on conditional probability and independence. In this paper we explore just some of the tasks that involve conditional probability. In general, after studied the responses, justifications, and mistakes made by students, the pupils’ resolutions show that they have intuitive ideas about the concept of conditional probability in the context of drawing balls of a bag.


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Author Biography

José António Fernandes, Universidade do Minho

Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didáctica e Supervisão

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Published

2014-06-20

How to Cite

FERNANDES, J. A.; CORREIA, P. F. Intuições de alunos do 9º ano em probabilidade condicionada no contexto de extração de bolas de um saco&lt;br&gt;Intuitions of 9th grade pupils in conditional probability in the context of drawing balls of a bag. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 16, n. 2, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/19177. Acesso em: 22 dec. 2024.

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Section

Artigos