Sala de aula invertida no ensino de Matemática: mapeamento de pesquisas científicas na área de Ensino<br>Flipped Classroom in the teaching of Mathematics: mapping of scientific research in the area of Education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i2p222-235

Keywords:

Mapeamento, Sala de aula invertida, Matemática

Abstract

Nesta pesquisa, teve-se como propósito identificar e analisar as publicações científicas, nacionais e internacionais, acerca da metodologia de sala de aula invertida, para o ensino de Matemática. Obtiveram-se 16 artigos, abrangendo investigações nos conteúdos de Cálculo, Métodos Numéricos e Álgebra Linear. Outras publicações apresentaram análises acerca da influência da inversão da sala de aula na diminuição da ansiedade e também, na utilização desta proposta por professores de Matemática. Tal mapeamento indicou, considerando os critérios apresentados, um número restrito de publicações, no período de 2014 a 2017, com apenas 5 periódicos. Com isso, consideram-se necessárias novas pesquisas, na área de Ensino, que possam analisar e discutir a metodologia da sala de aula invertida e as influências desta no ensino e aprendizagem de Matemática.


The purpose of this research was to identify and analyze the scientific publications, national and international, about the pedagogical strategy of the flipped classroom in the teaching of Mathematics. The study retrieved 16 papers, covering investigations in the contents of Calculus, Numerical Methods and Linear Algebra. Other searches showed the inversion of the classroom in the reduction of anxiety and also in the use of this proposal by teachers of Mathematics. Such mapping indicated a limited number of publications, from 2014 to 2017, with only five journals. Therefore, it is considered necessary new searches that can discuss the flipped classroom and the influences of this one in the teaching of Mathematics.


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Author Biographies

Karla Priscila Schreiber, Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Mestre em Biometria e Estatística Aplicada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. E-mail: karla.pschreiber@hotmail.com.

Elaine Corrêa Pereira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Pós-doutorado pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Moçambique. Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), na área de Álgebra, Análise e Matemática Discreta do Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF).

Celiane Costa Machado, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Matemática aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Rio Grande/ RS, Brasil. celianemachado@furg.br

Mauren Porciúncula, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professora de Estatística do Instituto de Matemática Estatística e Física - IMEF, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG

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Published

2018-10-03

How to Cite

SCHREIBER, K. P.; PEREIRA, E. C.; MACHADO, C. C.; PORCIÚNCULA, M. Sala de aula invertida no ensino de Matemática: mapeamento de pesquisas científicas na área de Ensino&lt;br&gt;Flipped Classroom in the teaching of Mathematics: mapping of scientific research in the area of Education. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 20, n. 2, 2018. DOI: 10.23925/1983-3156.2018v20i2p222-235. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/35473. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos