Iconicidade: a produção de significações para o desenvolvimento do pensamento algébrico por alunos do 7.° ano<br>Iconicity the production of meanings for the development of the algebraic thinking by students from the 7th grade
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019vol21i3p188-208Keywords:
Perspectiva histórico-cultural, pensamento algébrico, pesquisa da própria prática.Abstract
Este artigo é um recorte de uma pesquisa desenvolvida em uma sala de aula do 7. ° ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual, na qual o professor atuou como pesquisador. Este recorte tem como objetivo apontar indícios do processo de iconicidade para o desenvolvimento do pensamento algébrico a partir das interações e das mediações em sala de aula. Os instrumentos de produção de dados consistiram de: videogravação de aula, registros dos alunos e diário de campo do pesquisador. O processo analítico, centrado em um episódio com sequência recursiva, pautou-se na abordagem histórico-cultural e nos estudos relativos ao pensamento algébrico. Como resultados, destacam-se o quanto a mediação é central na produção das significações e o quanto os alunos recorrem a tarefas desenvolvidas anteriormente para produzir novas generalizações.
This article is a clipping from a research developed on a State public elementary school classroom by students from the 7th grade in which the teacher acted as a researcher. This clipping has as a goal to point clues from the iconicity process for the development of the algebraic thinking starting from the interactions and mediations in the classroom. The production data tools consisted in: classroom video recording, students records and researcher field journal. The analytical process, focused on an episode with recursive sequence, ruled on the cultural historical approach and the relating studies on the algebraic thinking. As a result, it stands out how central mediation is on the production of meanings and how much the students use the developed tasks previously to produce new generalizations.
Metrics
References
BLANTON, Maria L.; KAPUT, James J. Functional Thinking as a route into algebra in the elementary grades. In: CAI, Jinfa; KNUTH, Eric. Early algebraization: a global dialogue from multiple perspectives. 1. ed. Berlin: Springer, 2011. p. 5-23.
FONTANA, Roseli; CRUZ, Nazaré. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Atual, 1997.
GOÉS, Maria Cecília Rafael de. A abordagem microgenética na matriz histórico-cultural: uma perspectiva para o estudo da constituição da subjetividade. Caderno Cedes, Campinas, ano XX, n. 50, p. 9-25, abr. 2000.
HIEBERT, James; CARPENTER, Thomas P.; FENNEMA, Elizabeth; FUSON, Karen; WEARNE, Diane; MURRAY, Hanlie. Making sense: teaching and learning mathematics with understanding. 1. ed. Portsmouth: Heinemann, 1997.
MASON, Jason; DRURY, Helen Studies in the zone proximal awareness. In: ANNUAL
CONFERENCE OF THE MATHEMATICS EDUCATION RESEARCH GROUP OF
AUSTRALASIA, 30., 2007, Hobart. Proceedings […]. Adelaide: Merga, 2007. v. 1, p. 42-58.
PONTE, João Pedro da. Investigar a nossa própria prática. In: GRUPO DE TRABALHO SOBRE INVESTIGAÇÃO (ed.). Reflectir e investigar sobre a prática profissional. 1. ed. Lisboa: APM, 2002. p. 5-28.
RADFORD, Luis. Algebraic thinking and the generalization of patterns: a semiotic perspective. In: CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL GROUP FOR THE PSYCHOLOGY OF MATHEMATICS EDUCATION, 28., 2006, Bergen. Proceedings […]. Mérida: Universidad Pedagógica Nacional, 2006. v. 1, p. 2-21,
_____. Iconicity and contraction: a semiotic investigation of forms of algebraic
generalizations of patterns in different contexts. ZDM, Dordrecht, v. 40, n. 1, p. 83-96, 2008.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Caderno do aluno: 6ª série/7° ano -
Matemática. São Paulo, 2014a.
_____. Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Matemática. São Paulo, 2014b.
SMITH, Margaret S.; STEIN, Mary Kay. 5 practices for orchestrating productive
mathematics discussions. 1. ed. Reston, VA: The National Council of Teachers of
Mathematics, 2012.
SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. Sobre significação e sentido: uma contribuição à proposta de rede de significações. In: ROSSETI-FERREIRA, Maria Clotilde; et. Al. (Orgs). A rede de significações e o estudo do desenvolvimento humano. São Paulo: Editora Penso, 2004, p. 42-59
VAN DE WALLE, J. Matemática do ensino fundamental: formação de professores e
aplicação em sala de aula. 6. ed. Tradução de Paulo Henrique Colonese. Porto Alegre: Artmed, 2009.
VIGOTSKI, Lev Semenovitch. A formação social da mente. 4. ed. Tradução de José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).