A prática pedagógica dos professores de matemática na educação de jovens e adultos: uma proposta freireana <br> Practice of teaching math teachers in youth and adult education: a proposal freirean

Autores

  • Neomar Lacerda da Silva Secretaria Estadual de Educação SECBA
  • Maria Elizabete Souza Couto Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC - Ilhéus - BA.

Palavras-chave:

Pressupostos Freireanos, Ensino de Matemática, Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

Este artigo objetiva analisar e discutir a prática pedagógica de professores que lecionam Matemática na Educação de Jovens e Adultos para compreender os pressupostos freireanos. Para a produção dos dados utilizamos a análise da proposta, a observação da prática pedagógica de uma professora e o grupo focal, numa investigação qualitativa. Na proposta os pressupostos estão compreendidos como: dialogicidade, problematização, temáticas significativas e leitura de mundo. A prática (aula) foi organizada com uma temática, iniciando com a oralidade, mobilização dos conhecimentos dos alunos, leitura da realidade e aproximação no estudo dos objetos matemáticos, o que coaduna com as percepções da professora captadas no grupo focal, tendo nos pressupostos os elementos para a construção do conhecimento matemático.


Abstract

This article aims to analyze and discuss the pedagogical practices of teachers who teach Mathematics at the Youth and Adult Education to understand Freire's assumptions. For the production of the data we use to analyze the proposal, observation of teaching practice of a teacher and the focus group, a qualitative research. In the proposal the Freire's assumptions are understood as: dialogical, questioning, meaningful questions and reading the world. The pedagogical practice (class) was organized with a theme, starting with orality, mobilization of knowledge of students, reading of reality and approach in the study of mathematical objects, which is consistent with perceptions of teacher captured in the focus group, and the assumptions the elements for the construction of mathematical knowledge.

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Biografia do Autor

Neomar Lacerda da Silva, Secretaria Estadual de Educação SECBA

Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da “Universidade Estadual de Santa Cruz” (UESC/BA). Professor da Educação Básica da Secretaria Estadual de Educação do Estado da Bahia (SEC/BA), e da rede municipal de Educação do município de Vitória da Conquista/BA.

Maria Elizabete Souza Couto, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC - Ilhéus - BA.

Doutora em Educação na UFSCar/SP. Professora na Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC/Bahia.

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Publicado

2016-09-14

Edição

Seção

Artigos