Formação continuada de professores
o impacto na aprendizagem dos alunos em matemática
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i4p189-210Palavras-chave:
Formação continuada, Teoria dos campos conceituais, Ensino e aprendizagem da matemáticaResumo
Esta pesquisa é resultado da tese de Doutorado intitulada “O ensino e a aprendizagem da matemática e a teoria dos campos conceituais na formação continuada de professores”. A temática aborda o uso de situações-problema do Campo Aditivo da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud e a formação continuada de professores com base na espiral RePARe. A pesquisa quantitativa pautou-se na aplicação de 8 encontros de formação continuada com 20 docentes do 3º ano do município de Canoas/RS. Além dos encontros com os professores, aplicou-se um pré e um pós-teste com 11 situações-problema do campo aditivo aos alunos dos 3os anos desse município. Os dados encontrados demonstram a importância da formação continuada para a aprendizagem docente e discente, pois, a partir da análise dos acertos e erros e também das estratégias utilizadas pelos alunos, percebeu-se que houve impacto estatisticamente significativo na aprendizagem dos estudantes das turmas do Grupo Experimental em maior número do que das turmas do Grupo Controle.
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