Formação continuada de professores

o impacto na aprendizagem dos alunos em matemática

Autores

  • Gabriele Bonotto Silva Faculdade Cesuca.
  • Vera Lucia Felicetti Unilasalle

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i4p189-210

Palavras-chave:

Formação continuada, Teoria dos campos conceituais, Ensino e aprendizagem da matemática

Resumo

Esta pesquisa é resultado da tese de Doutorado intitulada “O ensino e a aprendizagem da matemática e a teoria dos campos conceituais na formação continuada de professores”. A temática aborda o uso de situações-problema do Campo Aditivo da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud e a formação continuada de professores com base na espiral RePARe. A pesquisa quantitativa pautou-se na aplicação de 8 encontros de formação continuada com 20 docentes do 3º ano do município de Canoas/RS. Além dos encontros com os professores, aplicou-se um pré e um pós-teste com 11 situações-problema do campo aditivo aos alunos dos 3os anos desse município. Os dados encontrados demonstram a importância da formação continuada para a aprendizagem docente e discente, pois, a partir da análise dos acertos e erros e também das estratégias utilizadas pelos alunos, percebeu-se que houve impacto estatisticamente significativo na aprendizagem dos estudantes das turmas do Grupo Experimental em maior número do que das turmas do Grupo Controle.

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Biografia do Autor

Gabriele Bonotto Silva, Faculdade Cesuca.

Doutorado em Educação

Vera Lucia Felicetti, Unilasalle

Doutorado em Educação

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

SILVA, G. . B.; FELICETTI, V. L. Formação continuada de professores: o impacto na aprendizagem dos alunos em matemática. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 26, n. 4, p. 189–210, 2024. DOI: 10.23925/1983-3156.2024v26i4p189-210. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/59617. Acesso em: 23 dez. 2024.