El problema didáctico del sistema numérico decimal a la luz de la transposición didáctica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i3p074-097

Palabras clave:

Transposición didáctica, Sistema numérico decimal, Situación problemática

Resumen

En este artículo, a partir de la teoría de la transposición didáctica y, más ampliamente, de la teoría antropológica de lo didáctico, conjeturamos el problema didáctico de la naturalización del sistema de numeración posicional decimal, que vuelve invisible, cuando no difícil, parte del conocimiento y de sus relaciones entre sí, que dan sentido y significado a su estructuración. De esta forma, pretendemos destacar el papel del estudio de una situación en un contexto potencialmente real como condición inicial para abordar la naturalización de los numerales en las agrupaciones decimales. En este contexto teórico-metodológico, la actividad de estudio e investigación se propone como un dispositivo didáctico que involucra numerales no decimales para evidenciar y abordar esta problemática. Para abordar el foco de la investigación, sobre los numerales decimales y no decimales, se realizó un estudio empírico con alumnos de primaria mediante el estudio de una situación problema, ya que ésta incluye la razón de ser o fundamento que da sentido a las actividades matemáticas (re)significantes. Los resultados encontrados en el estudio empírico confirman nuestras hipótesis sobre el importante papel estratégico que desempeña la situación problema como proveedora de condiciones indispensables para construir y ampliar la calidad de las relaciones de los alumnos con los diferentes objetos de conocimiento. Además, animan a futuras investigaciones sobre los numerales, especialmente con el uso de materiales manipulables al alcance de los alumnos de primaria, para dar relevancia al conocimiento de la práctica social de la cuantificación como génesis estructurante de diversos objetos de conocimiento matemático.

Biografía del autor/a

Vitória Pereira Dourado, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Salgado de Oliveira (GO) (2020)

Gleison De Jesus Marinho Sodré, Escola de Aplicação

Possui Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2008), Mestrado acadêmico em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2013) e Doutorado acadêmico em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2019). Possui experiências como docente na Educação Básica e Superior. Participou de projetos institucionais pelo Programa de Apoio a Projetos de Intervenção Metodológica (PAPIM) com apoio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) da Universidade Federal do Pará e de projetos de pesquisa desenvolvido na Escola de Aplicação com ênfase em modelagem matemática escolar a partir de noções da Teoria Antropológica do Didático (TAD). Possui experiência como professor supervisor e/ou preceptor em Programas de formação inicial (Programa Residência Pedagógica).

Raquel Soares do Rêgo Ferreira, Secretária Estadual de Educação

Doutora em Educação e Matemática pela Universidade Federal do Pará (2017-2020), Mestra em Educação e Matemática (2012-2014), especialista em Educação e Matemática pela UFPA (Universidade Federal do Pará - 2001), graduada em Licenciatura Plena em Ciências e Matemática pela UNAMA (Universidade da Amazônia - 2000), possui curso MBA Corporativo em Formação Avançada de Consultores em Finanças pela FACI (Faculdade Ideal - 2009). Exerceu a função de professora titular no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), na UFPA/IEMCI atuou como professora substituta para professores em formação inicial, pelo MEC atuou no Programa Federal de Formação Docentes - Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa PNAIC como professora Formadora de Professores da Educação Básica, desenvolveu trabalhos técnicos de avaliação e coordenação de obras do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD (Ensino Fundamental e Médio). Atualmente atua como professora tutora no curso de Licenciatura Integrada (formação de professores) - Modalidade à Distância pela Universidade Federal do Pará (UFPA)/Universidade Aberta do Brasil (UAB)/Pólo Belém e trabalha como professora efetiva e coordenadora de área na Educação Básica na Secretaria Estadual de Educação (SEDUC-PA), além de desenvolver trabalhos de pesquisas junto aos grupos GT14 e GEDIM na linha da Didática, Didática da Matemática, Formação de Professores, Metodologia e Metodologia de Pesquisa Científica, Matemática básica e avançada.

Valéria Risuenho Marques, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (2016), Mestre em Educação (Linha de pesquisa: Educação, Construção de Conhecimento e Tecnologia) pela Universidade Católica de Petrópolis (2005), Licenciada Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (1996) e graduação em Tecnólogo em Processamento de Dados pelo Centro Universitário do Estado do Pará (1999). Atualmente é docente do Curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Faculdade de Educação Matemática e Científica do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará. Desenvolve pesquisa relacionada à Alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Aprendizagem pela Cultura, Racionalidade Aberta e Avaliação para as Aprendizagens. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Etnomatemática, Alfabetização Matemática, Avaliação para as Aprendizagens

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Publicado

2025-08-31

Cómo citar

Dourado, V. P. ., Sodré, G. D. J. M. ., Ferreira, R. S. do R., & Marques, V. R. (2025). El problema didáctico del sistema numérico decimal a la luz de la transposición didáctica. Educação Matemática Pesquisa, 27(3), 074–097. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i3p074-097