O descortinar da noção de situação em modelagem matemática escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i1p200-226

Palavras-chave:

Modelagem matemática reversa, Teoria antropológica do didático, habitus, Situação com matemática

Resumo

Este artigo aborda a problemática concernente à modelagem matemática reversa interpretada pelo tipo de tarefa que consiste em encontrar a situação com matemática que pode estar associada a um modelo matemático. Objetivou-se criar condições no sentido da teoria antropológica do didático que permita evidenciar essa problemática. Para isso, recorreu-se a recursos teórico-metodológicos da teoria antropológica, mais especificamente, a partir do ciclo investigativo de modelagem matemática para delimitação de uma trajetória possível de formação com alunos do ensino médio da escola básica. Os resultados encontrados, mediante as experimentações empíricas a partir de um problema em contexto da matemática financeira escolar, permitiram evidenciar o papel indispensável dos habitus como sistema de percepção durável e transponível mobilizado pelos alunos. Esse percurso investigativo tornou possível a delimitação ou o (re)conhecimento da situação com matemática associada ao tipo de problema considerado. Os resultados possibilitam responder, não exaustivamente, à problemática de interesse da teoria antropológica do didático, bem como estimulam futuras pesquisas sobre a modelagem matemática condicionada aos gêneros textuais.

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Biografia do Autor

Gleison Sodré, Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará

Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas

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Publicado

2023-04-29

Como Citar

SODRÉ, G. O descortinar da noção de situação em modelagem matemática escolar. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 200–226, 2023. DOI: 10.23925/1983-3156.2023v25i1p200-226. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/57467. Acesso em: 23 jul. 2024.