O problema didático do sistema de numeração decimal à luz da transposição didática
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i3p074-097Palavras-chave:
Transposição didática, Sistema de numeração decimal, Situação-problemaResumo
Neste artigo conjecturamos, a partir da teoria da transposição didática e, mais amplamente, da teoria antropológica do didático, o problema didático da naturalização do sistema de numeração posicional decimal que invisibiliza, senão dificulta, parte dos saberes e de suas relações entre si, que dão sentido e significado em sua estruturação. Desse modo, objetivamos evidenciar o papel do estudo de uma situação em contexto potencialmente real como condição inicial provedora ao enfrentamento da naturalização dos numerais de agrupamentos decimais. Nesse contexto teórico-metodológico, é proposta a atividade de estudo e pesquisa como dispositivo didático envolvendo numerais não decimais para evidenciar e tratar dessa problemática. Para atender o enfoque da pesquisa sobre os numerais de agrupamentos decimais e não decimais, foi realizada uma empiria com alunos do ensino básico por meio do estudo de uma situação problema, por esta incluir a razão de ser ou a racionalidade que dá sentido em (re)significar as atividades matemáticas. Os resultados encontrados na empiria ratificam nossas hipóteses sobre o importante papel estratégico desempenhado pela situação problema, como provedora de condições indispensáveis para construção e ampliação da qualidade de relações dos alunos com diferentes objetos de saberes. Além disso, estimulam futuras pesquisas com os numerais, principalmente, com o uso de materiais manipuláveis ao alcance dos alunos do ensino básico, de modo a dar relevância aos saberes da prática social de quantificação como gênese estruturante de vários objetos do conhecimento matemático.
Referências
Bosch, M., & Gascón, J. (2010). Fundamentación antropológica de las organizaciones didácticas: De los “talleres de prácticas matemáticas” a los “recorridos de estudio e investigación”. In A. Bronner et al. (Eds.), Apports de la théorie anthropologique du didactique: Diffuser les mathématiques (et les autres savoirs) comme outils de connaissance et d‘action (pp. 55–90). IUFM de l’académie de Montpellier.
Bosch, M., Chevallard, Y., & Gascón, J. (2006). Science or magic? The use of models and theories in didactics of mathematics. Proceedings of the Fourth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education. https://www.researchgate.net/publication/285916043_Science_or_magic_The_use_of_models_and_theories_in_didactics_of_mathematics
Bourdieu, P. (2004). Os usos sociais da ciência: Por uma sociologia clínica do campo científico. UNESP.
Chevallard, Y. (1999). El análisis de las prácticas docentes en la teoría antropológica de lo didáctico. Recherches en Didactique des Mathématiques, 19(2), 221–266. https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/118315/mod_resource/content/1/articulo_chevallard_TAD_1999.pdf
Chevallard, Y. (2005). La transposición didáctica: Del saber sabio al saber enseñado. Aique Grupo Editor.
Chevallard, Y. (2009). La TAD face au professeur de mathématiques. UMR ADEF.
Chevallard, Y. (2019). Introducing the anthropological theory of the didactic: An attempt at a principled approach. Hiroshima Journal of Mathematics Education, 12, 71–114. https://www.jasme.jp/hjme/download/05_Yves%20Chevallard.pdf
Ferreira, R. S. & Guerra, R. B. (2020). Formação inicial de professores que ensinam matemática e o sistema de numeração decimal. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, 6, 1–17. https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1187
Ferreira. R. S. (2020). O sistema de numeração decimal na formação de professores dos anos iniciais [Tese de doutorado, Universidade Federal do Pará] https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13930
Guerra, R. B., & Ferreira, R. S. (2022). Uma formação de professores frente ao sistema de numeração decimal. In S. A. Almouloud, R. B. Guerra, L. M. S. Farias, A. Henriques, & J. M. V. Nunes (Orgs.), Percursos de estudo e pesquisa à luz da teoria antropológica do didático: Fundamentos teórico-metodológicos para a formação. CRV.
Ifrah, G. (1985). Os números: História de uma grande investigação. Editora Globo.
Itzcovich, H. (Coord.). (2008). La matemática escolar: Las prácticas de enseñanza en el aula. Aique Educación.
Lendínez, E. M., Garcia, F. J., & Sierra, T. A. (2017). La enseñanza del número en la escuela infantil: Un estudio exploratorio del logos de la profesión. REDIMAT, 6(1), 33–55. https://funes.uniandes.edu.co/funes-documentos/la-ensenanza-del-numero-en-la-escuela-infantil-un-estudio-exploratorio-del-logos-de-la-profesion/
Lerner, D., & Sadovsky, P. (1996). Os diferentes papéis do professor. In: C. Parra & I. Saiz (Orgs.), Didática da matemática: Reflexões psicopedagógicas (pp. 73–154). Artes Médicas.
Ministério da Educação (MEC) (2018). Base nacional comum curricular. MEC: Brasília. https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf
Ripoll, C., Rangel, L., & Giraldo, V. (2016). Livro do professor de matemática na educação básica: Números naturais. SBM.
Sadovsky, P. (2005). La enseñanza de la matemática en la formación docente para la escuela primaria. Ministério de Educación de la Nación.
Sierra, T. A., & Gascón, J. (2018). Los recorridos de estudio e investigación para la formación del profesorado y la construcción de praxeologías matemáticas para la enseñanza: El caso de los sistemas de numeración. Recherches en Didactique des Mathématiques, 38(1), 79–117. https://revue-rdm.com/2018/los-recorridos-de-estudio-e/
Sodré, G. J. M. (2023). O descortinar da noção de situação em modelagem matemática escolar. Educação Matemática em Pesquisa, 25(1), 200–226. https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/57467
Terigi, F., & Wolman, S. (2007). Sistema de numeración: Consideraciones acerca de su enseñanza. Revista Iberoamericana de Educación, 43(1). https://rieoei.org/historico/documentos/rie43a03.pdf
Wittgenstein, L. (1987). Observaciones sobre los fundamentos de la matemática. Alianza Editorial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).